Leonardo Ramos   |   12/03/2019 17:19

União Europeia fecha espaço aéreo para Boeing 737 Max 8 e 9

Por determinação da Easa, Agência Europeia de Segurança da Aviação da União Européia, estão proibidos todos os Boeings 737 Max 8 e 9 em seu espaço aéreo

Wikicommons/pjs2005
Boeing 737 Max é proibido no espaço aéreo da União Europeia
Boeing 737 Max é proibido no espaço aéreo da União Europeia

A Agência Europeia de Segurança da Aviação da União Européia (Easa), suspendeu a operação de todas as aeronaves Boeing 737 Max 8 e Max 9 dentro do seu espaço aéreo, seja de companhias aéreas internas ou externas do bloco europeu.

A determinação entrou em vigor hoje às 19h UTC (16h no Brasil) e é mais uma resposta ao acidente do Boeing 737 Max 8 da Ethiopian Airlines, que caiu no domingo (10) matando 157 pessoas.

LEIA MAIS
Ethiopian: caixa preta encontrada e interrupção do B737 Max
Gol suspende operações com Boeing 737-800 Max
Mais 21 países e aéreas proíbem o Boeing 737 Max 8; confira

A decisão acontece após 11 países e 10 companhias aéreas também suspenderem, por tempo indeterminado, as operações do Boeing 737-800 Max, entre domingo e hoje. Dentro da União Europeia, França e Alemanha já haviam determinado a suspensão das operações da aeronave da Boeing. O Reino Unido, que ainda faz parte do bloco europeu - sua saída está marcada para o dia 29 de março - também já havia decidido proibir a operação dos aviões do modelo.

Entre as companhias que suspenderam as operações estão a Gol Linhas Aéreas - que conta com sete aeronaves do modelo -, a Aerolíneas Argentinas, a Norwegian e ainda a Ethiopian Airlines, proprietária do avião que se acidentou no fim de semana.

Confira abaixo a declaração na íntegra da Easa:

"Easa suspende todas as operações do Boeing 737 Max na Europa

Após o trágico acidente do voo ET302 da Ethiopian Airlines envolvendo um Boeing 737 MAX 8, a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (Easa) está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos passageiros.

Como medida de precaução, a Easa
publicou hoje uma Diretriz de Aeronavegabilidade, com vigência a partir das 19:00 UTC, suspendendo todas as operações de voo de todos os aviões Boeing Modelo 737-8 MAX e 737-9 MAX na Europa. Além disso, a Easa publicou uma Diretiva relativa à segurança, com efeitos a partir das 19:00 UTC, suspendendo todos os voos comerciais efetuados pelos operadores de países terceiros para dentro ou fora da UE, dos modelos acima mencionados.

A investigação do acidente é liderada pelas autoridades etíopes com o apoio do National Transportation Safety Board, uma vez que a aeronave foi projetada e construída nos Estados Unidos. A Easa ofereceu sua assistência no apoio à investigação de acidentes.

A Easa analisa continuamente os dados assim que se tornam disponíveis. A investigação do acidente está em andamento, e ainda é cedo para tirar conclusões sobre a causa do acidente."

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS