EMPRESAS

Avianca presta esclarecimentos sobre situação de passageiros

Representantes da Avianca Brasil prestaram esclarecimentos sobre as providências tomadas para atender aos passageiros que tiveram suas viagens canceladas pela empresa. As informações foram dadas durante o encontro promovido, na última sexta-feira (26), pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e das unidades do Procon do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Pará e Paraíba, via teleconferência.

Divulgação/Avianca

A aérea continua vendendo passagens para rotas que não sofreram impacto pelas devoluções de aeronaves. Segundo a Avianca Brasil, estão sendo promovidos voos extras, especialmente, para as cidades de Fortaleza, Salvador e Recife. A comunicação com os consumidores prejudicados pelos milhares de cancelamentos ou alterações tem sido feita por serviços de mensagem (SMS) ou e-mail. Ligações telefônicas são feitas em caráter excepcional.

A Anac intensificou a fiscalização das operações da Avianca, junto aos balcões nos aeroportos e por meio do monitoramento, em tempo real, das reclamações registradas na plataforma Consumidor.gov.br.

Apesar das limitações decorrentes da situação da empresa, os dados apurados, até o momento, indicam que a Avianca Braail tem empreendido esforços para prestar informações, atendimento e assistência aos passageiros.

De acordo com a Anac, apesar do momento crítico, a empresa deve cumprir as obrigações estabelecidas na Resolução n° 400/2016, em especial, nos casos de alterações e cancelamentos de voos ocorridos por iniciativa da empresa aérea.

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