Danilo Teixeira Alves   |   16/05/2019 18:00

TST barra greve total da Avianca Brasil; sindicato recorre

A ministra ressaltou que não há como desconsiderar que a razão para a deflagração da greve é o atraso das verbas trabalhistas

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que pilotos e comissários da Avianca Brasil mantenham 60% da operação durante a greve programada para amanhã (sexta-feira, dia 17). A paralisação, anunciada no início da semana, acontecerá nos aeroportos de Congonhas (SP), Santos Dumont (RJ), Brasília e Salvador.


A determinação da ministra Dora Maria da Costa atende parcialmente o pedido da Avianca Brasil. A empresa argumenta que, embora em recuperação judicial, vem desenvolvendo esforços para manter suas operações o mais próximo da normalidade possível . A paralisação total, a seu ver, prejudicaria o atendimento das reivindicações dos empregados e poderia resultar até mesmo na decretação de falência da empresa.

Em contrapartida, a ministra ressaltou que não há como desconsiderar que a razão para a deflagração da greve é o atraso das verbas trabalhistas e o descumprimento dos compromissos firmados para os respectivos pagamentos, além das constantes demissões que estão sendo realizadas pela companhia e que acarretam nas mudanças das condições emocionais dos pilotos das aeronaves, levando ao comprometimento da segurança dos voos. “Essa circunstância impede que seja deferida integralmente a liminar, quanto ao contingente de aeronautas, nos moldes pleiteados”, afirmou.

Em comunicado oficial, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) disse que irá recorrer da decisão e destaca que a paralisação está mantida, conforme aprovado em assembleia pelos tripulantes da aérea. O presidente do SNA, o comandante Ondino Dutra, por sua vez, alertou que a segurança de voo é o aspecto primordial para a paralisação.

"A paralisação completa dos voos da Avianca corresponde à suspensão de uma parcela ínfima da oferta do mercado. Quase a totalidade do serviço de transporte aéreo de passageiros no país já está sendo prestada pelas companhias congêneres, especialmente Gol, Latam e Azul, haja vista a drástica diminuição da malha da Avianca nos últimos meses", diz o comunicado do sindicato.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS