Larissa Faria   |   05/09/2019 14:20

KLM relembra o passado e apresenta novidades em seu centenário

A KLM está relembrando a evolução de sua operação em 100 anos de companhia aérea. Confira também as inovações futuras da empresa holandesa.


Divulgação
O gerente de Frota da KLM, Rob Duivis, que trabalha há 44 anos na companhia aérea
O gerente de Frota da KLM, Rob Duivis, que trabalha há 44 anos na companhia aérea
Em comemoração aos seus 100 anos, que serão completados em 7 de outubro, a KLM está relembrando sua evolução tecnológica ao longo do centenário. Para isso, a companhia convidou o gerente de Frota, Rob Duivis, que comenta algumas atualizações. “Minha carreira na KLM começou há quase 44 anos. Nosso aniversário apresenta uma oportunidade única de olhar para o futuro, mas também de refletir sobre o passado”, conta Duivis.

Em 1975, a companhia aérea possuía 56 aeronaves, como o Douglas DC-10, que acomodava 269 passageiros. Hoje, estão em sua frota 212 aviões em operação, sendo o mais novo o Boeing 787-10 Dreamliner, que pousou no aeroporto de Amsterdã em junho deste ano.

Divulgação
Motores foram atualizados na década de 1980
Motores foram atualizados na década de 1980
Inovações nos motores foram realizadas na década de 1980, como a chegada do GE-90 no B777, que gerou redução de peso e ruído. O modo de registrar a manutenção também mudou. “Quando entrei na KLM, vibrações, consumo de combustível, temperatura e velocidades eram escritas e lidas usando cartões de papel. Atualmente, monitoramos e gerenciamos digitalmente o status de nossa frota operacional”, afirma Duivis.

Divulgação
Impressora 3D vai transformar resíduos do voo em pças para a manutenção
Impressora 3D vai transformar resíduos do voo em pças para a manutenção
Para continuar evoluindo na aviação por meio da tecnologia, a KLM assinou nesta semana um contrato de 500 mil euros com a startup holandesa Air Innovations. O intuito é desenvolver um software com inteligência artificial para a inspeção de motores de aeronaves. Em 7 de outubro, dia do centenário, medidas sustentáveis serão tomadas, como a reciclagem das garrafas PET do voo para transformá-las em itens de manutenção. Uma impressora 3D moldará o plástico em forma de grampos, parafusos, tampas e suportes.

Tópicos relacionados