Danilo Teixeira Alves   |   16/10/2019 22:18
Atualizada em 16/10/2019 22:19

Embraer prevê entregar 100 aviões por ano com lançamento do E2

Somente a Azul tem contrato para adquirir 51 exemplares nos próximos 5 anos, e segundo informou o diretor da fabricante, aéreas da Europa já encomendaram o modelo

Com o início das entregas do maior avião comercial já fabricado no Brasil, o E195-E2, a Embraer pretende alcançar a marca de 100 aeronaves entregues anualmente. A projeção foi anunciada pelo diretor para América Latina e Caribe da Embraer Aviação Comercial, Reinaldo Krugner, durante evento de apresentação do novo modelo adquirido pela Azul, em Brasília, nesta quarta-feira (16).

Antonio Maciel

Somente a Azul tem contrato para adquirir 51 exemplares nos próximos 5 anos, e segundo informou o diretor da fabricante, companhias da Europa já encomendaram aeronaves do mesmo modelo e as entregam começam a partir de agora. "No ano que vem começa uma cadência produtiva mais forte a partir da certificação e dos negócios firmados com diversas companhias que não posso citar por uma questão de estratégia da empresa. Estamos ganhando cada vez mais força", afirmou Krugner.

A Embraer é o maior fabricante de aviões do mundo para até 150 passageiros e, segundo Krugner, o E195-E2 tem tido um sucesso "estrondoso".

O E195-E2 recebeu, em abril, o Certificado de Tipo de três órgãos regulatórios: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Administração Federal de Aviação (Federal Aviation Administration – FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA).

Testes em voos confirmaram que a aeronave é ainda melhor do que a especificação original. O consumo de combustível é 1,4% menor do que o esperado, chegando a 25,4% de economia por assento se comparado com o seu antecessor, o E195 da primeira geração. Já os custos de manutenção são 20% menores e o E195-E2 é a aeronave mais ambientalmente amigável da categoria, operando com o menor nível de emissões e de ruído externo.

Assim como o E190-E2, o E195-E2 também possui os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aeronaves com corredor único, com dez mil horas de voo para atividades básicas de manutenção e sem limite de calendário para operações típicas do E-Jet. Isso significa 15 dias a mais para a utilização da aeronave em um período de dez anos, comparado à atual geração de E-Jets.

O E195-E2 apresenta novos motores de alto desempenho, asas completamente novas, fly-by-wire completo e um novo trem de pouso. Em comparação com a primeira geração do E195, 75% dos sistemas da aeronave são novos. O E195-E2 tem três fileiras adicionais de assentos. A cabine pode ser configurada com 120 assentos em duas classes ou até 146 em classe

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS