Vinicius Novaes   |   31/10/2019 17:42   |   Atualizada em 31/10/2019 17:45

Emirates usa sistema para rastrear equipamentos de emergência

Objetivo do RFID é rastrear itens essenciais de segurança das aeronaves, como coletes salva-vidas, em grande escala e de uma forma mais ágil

A Emirates recorreu à tecnologia RFID, que é capaz de rastrear itens essenciais de segurança em grande escala. Durante uma inspeção na aeronave – antes do RFID –, mecânicos treinados tinham que fazer a verificação assento por assento para ver os coletes salva-vidas, por exemplo.

Agora, com a tecnologia, todos esses coletes e outros equipamentos de emergência têm uma etiqueta RFID, permitindo que o mecânico simplesmente passe pela cabine com um leitor portátil.

Assim, os dados lidos são transferidos para um ambiente na nuvem e depois ficam disponíveis para a equipe para futuras análises.

Divulgação
Sistema RFID: dados lidos são transferidos para um ambiente na nuvem
Sistema RFID: dados lidos são transferidos para um ambiente na nuvem
O sistema ainda gera uma lista completa e atualizada de coletes salva-vidas inspecionados e a sua localização exata. Além disso, destaca os assentos sem coletes salva-vidas ou que estão próximos da data de validade, permitindo que sejam substituídos rapidamente.

Uma aeronave normalmente possui cerca de 30 itens de emergência diferentes, incluindo coletes salva-vidas, berços de emergência para bebês, desfibriladores, kits de primeiros socorros, extintores de incêndio, kits médicos, garrafas e geradores de oxigênio e equipamento de respiração.

A Emirates realiza diariamente o maior número de inspeções de equipamentos de emergência a bordo via RFID, considerando que possui mais de 250 aeronaves e, então, 133 mil coletes salva-vidas devem ser inspecionados. Além disso, essa tecnologia poderá auxiliar a equipe de engenharia a manter os equipamentos de emergência em geral com 100% de integridade e conformidade dos dados, fornecendo previsões de estoque mais precisas e eficientes.



Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias