Juliana Monaco   |   28/01/2020 11:05   |   Atualizada em 28/01/2020 11:06

Azul planeja subarrendar 53 aeronaves Embraer E1s

A Azul anunciou que espera subarrendar 53 de suas aeronaves Embraer E1s de antiga geração para as companhias polonesa LOT e norte-americana Breeze Aviation.


Divulgação
Essa transação acelera a transformação de frota da Azul para aeronaves mais eficientes no consumo de combustível
Essa transação acelera a transformação de frota da Azul para aeronaves mais eficientes no consumo de combustível
A Azul anunciou que espera subarrendar 53 de suas aeronaves Embraer E1s de antiga geração para as companhias polonesa LOT e norte-americana Breeze Aviation. Essa transação segue a estratégia da companhia de acelerar a sua transformação da frota a partir da substituição das aeronaves E195 por aviões E2 maiores e de nova geração, que são mais eficientes no consumo de combustível.

“Nos últimos 11 anos, as aeronaves E195 foram a base do modelo de negócios da Azul, e sem dúvida continuarão a oferecer uma ótima experiência aos clientes da LOT e da Breeze. Agora que construímos a malha mais extensa do Brasil, estamos prontos para adicionar em nossa frota as aeronaves E2. O preço do combustível no Brasil é cerca de 35% mais caro do que em outras partes do mundo, por isso é essencial que a Azul passe a operar com aeronaves da próxima geração o quanto antes”, afirma o CEO da Azul, John Rodgerson.

A Azul e a LOT assinaram uma carta de intenção para subarrendar 18 aeronaves com pedidos firmes e até 14 opções adicionais, sujeitas a aprovações da companhia polonesa. Adicionalmente, espera-se que a Breeze subarrende até 28 aeronaves, transação sujeita à aprovação dos acionistas da Azul. Dessa forma, a expectativa é de que todos os E195s sejam removidos da frota da Azul até o final de 2022 e que sejam subarrendados até o final do prazo original de arrendamento operacional.

Considerando que o prazo remanescente do contrato de locação da frota atual de E195s da Azul é de 4,7 anos, a companhia acredita que a aceleração da transformação de sua frota vai gerar um fluxo de caixa operacional de R$ 2,9 bilhões entre 2020 e 2027. Isso porque as aeronaves E2 têm um custo por viagem 14% menor e um custo unitário 26% menor em comparação aos E195s, além de ter 18 assentos adicionais e maior eficiência no consumo de combustível.

PLANO DE FROTA
Devido à estratégia de transformação da frota, a Azul terá 100% da capacidade dos voos domésticos vindo de aeronaves de nova geração até 2022. Em cinco anos, a companhia contará com 200 aeronaves, entre Embraer E2, A320neo family, A330 e ATRs, representando uma das frotas mais eficientes do mundo em termos de consumo de combustível e rentabilidade.

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