Juliana Monaco   |   07/05/2020 18:07

Mesmo com prejuízo, IAG confirma compra da Air Europa

Em novembro, a empresa disse que planejava adquirir a aérea por cerca de 1 bilhão de euros.


Divulgação
A compra da Air Europa deverá fortalecer a presença da Iberia em Madrid
A compra da Air Europa deverá fortalecer a presença da Iberia em Madrid
Apesar da crise causada pelo coronavírus, o grupo IAG não tem planos de interromper a aquisição da espanhola Air Europa. De acordo com o CEO do IAG, Willie Walsh, ainda não há data para a conclusão do acordo, mas haverá um ajuste de preço. Em novembro do ano passado, a empresa disse que planejava adquirir a aérea por cerca de 1 bilhão de euros.

O grupo sofreu uma perda de 1,8 bilhão de euros no primeiro trimestre do ano devido à pandemia. Segundo Walsh, a compra da Air Europa foi projetada para fortalecer a presença da Iberia em Madrid e estabelecer um centro do IAG na Espanha, além de ajustar a desenvolver a atuação do grupo na América Latina e Caribe.

Em coletiva de apresentação de resutados, executivos da IAG afirmaram que não estão esperando uma retomada ao nível de 2019 antes de 2023. Sendo assim, medidas de reestruturação foram adotadas. Uma das saídas encontradas pela empresa foi a de adiar a entrega de 68 aeronaves e a demissão de colaboradores. Aeronaves mais antigas como Boeing 747 (British) e A340 (Iberia) serão retirados da frota.

"No primeiro trimestre, reportamos uma perda operacional substancial de € 535 milhões, ante lucro de € 135 milhões no ano passado. Estamos planejando um retorno significativo ao serviço em julho de 2020, o mais cedo possível, dependendo do alívio dos bloqueios e restrições de viagem ao redor do mundo”, disse Willie Walsh.

Tópicos relacionados