Azul renegocia dívida e poupa R$ 3 bilhões em capital de giro

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Divulgação
Hangar da Azul em Belo Horizonte
Hangar da Azul em Belo Horizonte
A Azul Linhas Aéreas entrou em um novo acordo com seus arrendadores de aeronaves e ajustou um novo perfil de pagamento que, segundo comunicado da companhia, resulta em uma economia de capital de giro de R$ 3,2 bilhões do início da crise até o final de 2021. Os acordos representam mais de 98% do passivo de arrendamento da Azul, e segundo a aérea as negociações com os demais arrendadores continuam evoluindo.

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Conforme esses acordos, o cronograma de pagamento será baseado em uma estimativa de retomada da demanda. Estimativa conservadora, segundo a Azul. Como resultado, a companhia estima pagar R$ 566 milhões em aluguel de aeronaves entre abril e dezembro de 2020, uma redução de 77% comparado com os contratos originais. Os aluguéis mensais menores serão compensadas por valores ligeiramente superiores a partir de 2023, ou pela extensão de certos contratos a taxas de mercado.

"Adicionalmente, como resultado das negociações bem-sucedidas com nossos parceiros, o passivo de arrendamento da empresa deverá diminuir R$ 3,4 bilhões entre o final de março e dezembro, totalizando R$ 12,5 bilhões no final do ano, um reflexo do valor presente dos contratos renegociados de acordo com o IFRS 16", afirma o CFO da Azul, Alex Malfitani, reforçando a importância e a representatividade das despesas com leasing de aviões.

"Arrendadores de aeronaves representam em torno de 80% de nossa dívida total, e portanto estes acordos são um passo importante para garantir que sairemos desta crise mais fortes e comprometidos com essas parcerias de longo prazo. Estamos orgulhos do apoio que temos recebido de nossos parceiros que, além de arrendadores, incluem tambem nossos tripulantes, bancos e fornecedores”, concluiu o diretor financeiro.

Para ler o comunicado aos investidores na íntegra, clique aqui.

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