Victor Fernandes   |   17/09/2020 16:25   |   Atualizada em 17/09/2020 16:28

Iberia tem novo CEO e estrutura de gestão; entenda

A Iberia nomeou Javier Sánchez-Prieto como seu novo presidente executivo em 9 de setembro

Divulgação
Javier Sánchez-Prieto, novo presidente executivo da Iberia
Javier Sánchez-Prieto, novo presidente executivo da Iberia
Com a saída de Luis Gallego, que assumiu o cargo de CEO do grupo IAG, a Iberia nomeou Javier Sánchez-Prieto como seu novo presidente executivo em 9 de setembro. O executivo já desenhou uma nova estrutura de gestão cuja prioridade é responder aos desafios colocados pela pandemia de covid-19 e avançar para a recuperação gradual da procura. O novo Comitê de Gestão é dividido em oito unidades.

“A situação atual, fortemente afetada pela pandemia do coronavírus, obriga-nos a tomar decisões rapidamente. A nova equipe de gestão tem a experiência, o conhecimento técnico e a determinação de que precisamos neste momento para enfrentar os desafios que enfrentamos e continuar avançando em direção à recuperação da demanda”, explicou Javier Sánchez-Prieto.

A nova organização continuará a contar com seu pessoal mais experiente para lidar com a crise econômica gerada pela pandemia e seu severo impacto. A estrutura reflete a necessidade de austeridade como tal, ao fundir quatro departamentos em dois, chefiados por pessoas com experiência em suas respectivas áreas. A única nova nomeação de fora da empresa é a chefia da unidade “Pessoas”, que agora combina relações de trabalho e desenvolvimento de pessoas.

A área Comercial, anteriormente chefiada por Marco Sansavini - recentemente nomeado CEO da Vueling -, e a área de Rede e Alianças, foram fundidas em uma única unidade sob Maria Jesús López Solás, atual gerente de Clientes e ex-chefe da unidade de Rede e Alianças. Da mesma forma, as unidades de Transformação e TI e Clientes serão fundidas em um único departamento sob Gabriel Perdiguero, o atual gerente de Transformação e TI, e ex-gerente de Clientes.

Em substituição a André Wall, que saiu recentemente da empresa, Andy Best ficará à frente da divisão de Manutenção enquanto a Iberia segue com o projeto de análise do desenvolvimento futuro da divisão. Andy Best foi o gerente comercial da divisão nos últimos anos.

O recém-criado departamento de “Pessoas” será chefiado por Agustín González Hermosilla, anteriormente Gerente de Relações Trabalhistas da Ferrovial Corporación e gerente de Recursos Humanos da Ferrovial Servicios España.

José Antonio Barrionuevo continuará como chefe da unidade de Estratégia e Finanças, assim como Juan Cierco como Gerente Corporativo, Rafa Jiménez Hoyos como Gerente de Produção e Ángel Marcos como gerente de Serviços Aeroportuários.

Tópicos relacionados