Artur Luiz Andrade   |   11/10/2020 14:11
Atualizada em 11/10/2020 14:14

Governo assina decreto para estatizar Alitalia

100% do governo, companhia será full service e se chamará Alitalia Ita

Wikicommons
Italia Transporto Aereo ou Alitalia Ita será a nova designação oficial da empresa de bandeira da Itália, que, depois de uma gestão com participação da Etihad (que chegou a ter 49% da empresa), volta a ser estatal. O decreto foi assinado na sexta-feira pelo governo italiano, e o programa de reestruturação deve custar três bilhões de euros aos cofres italianos.

O anúncio foi feito pelos ministros da Economia, Indústria, Transportes e Trabalho, mostrando que há um esforço conjunto e coordenado do governo para que a companhia volte a voar reestruturada e mais forte. Há um prazo de 30 dias para apresentação do primeiro plano emergencial ao Parlamento italiano. A nova companhia, com Francesco Caio como presidente e Fabio Lazzerini como CEO, deve ser lançada oficialmente em 2021.

A empresa deve continuar com o modelo de full service, incluindo rotas internacionais. A previsão de retorno ao Brasil, depois da suspensão por causa da pandemia, é dezembro. A companhia é dirigida no País por Nelson de Oliveira, que comemorou a nova fase da empresa. Também em dezembro a empresa planeja voltar à Argentina.

Essa foi a terceira intervenção do governo na Alitalia em apenas dez anos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.