Gol comemora 20 anos e 509 milhões de viagens com promoção

|


Divulgação/Gol
O feirão de aniversário segue até dia 18
O feirão de aniversário segue até dia 18
A Gol Linhas Aéreas completa hoje (15) 20 anos de operação. A empresa low-cost chegou aos céus do País em 2001 (foi criada oficialmente no papel e nos órgãos governamentais, em 2020), com a proposta de democratizar a aviação e lançar um novo modelo de negócio, com frota padronizada, serviço enxuto e distribuição direta, que logo foi ampliada para a parceria com os canais do trade, hoje um dos principais pilares da companhia. A Gol foi fundada e presidida no início por Constantino de Oliveira Júnior (a família ainda é a principal acionista da empresa) e passou por momentos importantes como a compra da Varig e do Smiles, o início dos voos internacionais, a parceria com a Delta Air Lines (terminada há menos de dois anos e substituída, em parte, por uma com a American Airlines), o crescimento da frota (com destaque para o 737-MAX, que retornou este ano), duas mudanças no logo e o posto de maior empresa aérea em transporte doméstico de passageiros e líder no mercado corporativo.

Hoje comandada por Paulo Kakinoff, a empresa chega a 2021 no trilho da recuperação pós-pandemia, com 17 milhões de passageiros transportados no ano passado, uma queda de 54%, que, em dezembro, foi de 37%, mostrando essa retomada. Com grandes investimentos em segurança (foi a primeira a parar com o MAX e a primeira no mundo a voltar), tecnologia, serviço e relacionamento com o setor, a Gol chega aos 20 anos tendo muito o que celebrar, apesar do difícil e triste momento do País, com a pandemia de covid-19.

Como maneira de celebrar os 20 anos, a companhia lançou um Feirão de Aniversário, com oportunidades de compras de passagens com volta a partir de R$ 99,90, além de desconto no despacho da bagagem e wi-fi gratuito a bordo. A ação promocional começou às 20h de ontem (14) e dura até às 8h da próxima segunda-feira (18).

Os trechos domésticos incluídos na promoção já contam com taxas de embarque inclusa ida e volta obrigatórias, válidas para o período de voo entre 1° de março e 30 de setembro (sem incluir o mês de julho). A oferta inclui também isenção de taxa de remarcação e a autorização para uma remarcação de data sem custo - mas se houver diferença tarifária, ela será cobrada.

Já para os voos internacionais, a companha tem ofertas com ida e volta a partir de R$ 998,90, com taxas de embarque inclusas e isenção de taxa de remarcação. A promoção abrange rotas operadas pela Gol (não por companhias parceiras) e inseridas nas operações que acontecerão em três períodos: entre 28 de março e 20 de junho, entre 5 de agosto e 2 de setembro e entre 9 e 30 de setembro.

Os bilhetes promocionais nacionais já estão disponíveis no site da empresa, na Central de Ralacionamento com Clientes (0300 115 2121), em agências de viagem e nas lojas VoeGol - preços não permitidos para compras nas lojas Gol nos aeroportos. As passagens internacionais podem ser adquiridas nos mesmos canais de venda, com exceção da Central de Relacionamento com Clientes.

Divulgação
Paulo Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas
Paulo Kakinoff, presidente da Gol Linhas Aéreas
MAIS VANTAGENS

O Feirão de Aniversário conta ainda com outros benefícios que podem melhorar a experiência de viagem. Clientes da Gol que optarem por despachar a mala terão direito a 20% de desconto na primeira bagagem contratada para voo nacional, desde que a compra seja feita antecipadamente.

Além disso, passagens quitadas com o Pix e e-wallets dão direito à gratuidade no Pacote 1 Hora Light, para uso da internet a bordo. Nesse caso, o passageiro recebe um código de acesso ao wi-fi 48 horas úteis antes do voo.

Para completar as ofertas, são 20 milhas acumuladas no programa de relacionamento para cada dólar gasto em reservas via Booking.com e upgrade de veículos alugados junto à parceira Localiza Hertz.

SMILES

Para comemorar o aniversário de 20 anos da Gol, a Smiles, plataforma de viagens e programa de fidelidade da companhia, apresenta descontos para destinos no Brasil e no Exterior. A partir das 20h desta quinta-feira, clientes Clube Smiles e Diamante que resgatarem passagens de ida recebem até 28% off na volta. Para os demais clientes, são oferecidos até 14% de desconto.


Trechos nacionais e internacionais como Fortaleza, Curitiba, Buenos Aires e Santiago estarão disponíveis a partir de 3.800 milhas entre os dias 15 de março e 30 de setembro - exceto o mês de julho.


HISTÓRIA
A história da Gol Linhas Aéreas teve início com o voo 1741 de um Boeing 737-700 que decolou de Brasília às 6h56 e pousou em Congonhas, São Paulo, exatamente às 8h30 do dia 15 de janeiro de 2001. Na tripulação encarregada dessa primeira decolagem estavam o comandante Grabler e a comissária Giselle, que junto a outros 127 colaboradores comemoram igualmente hoje seus 20 anos de empresa. Esse grupo é um extrato do chamado Time de Águias, composto por milhares de pessoas que se dedicam à Gol todos os dias, "fortalecendo as bases da nossa contribuição para transformar a história do transporte aéreo e a própria sociedade brasileira. Uma jornada que nos trouxe à liderança do mercado de aviação no Brasil", diz a empresa em comunicado pelas duas décadas de operações.

"É uma alegria enorme ver o efeito que a construção de uma companhia aérea comprometida com a eficiência operacional e organizada de forma simples, humana e inteligente conseguiu produzir ao longo dessas duas décadas. Temos a honra e o grande orgulho de ser uma companhia brasileira que levou milhões de pessoas a voarem pela primeira vez. Que os próximos 20 anos sejam ainda mais transformadores e que a Gol possa continuar exercendo o seu papel fundamental, de fazer sempre os novos tempos acontecerem", celebra Constantino Junior, sócio fundador e presidente do Conselho da Gol.

Da aposta firme e pioneira na venda de passagens pela internet (foi a primeira na América Latina a oferecer e estimular essa possibilidade), à atitude igualmente inovadora de simplificar o cartão de embarque ou, bem mais recentemente, de desenvolver na Gol Labs, o laboratório de inovação da companhia, em 2019, o primeiro serviço de embarque por biometria facial do Brasil, o "Selfie Check-In". No mesmo ano nasceu a GAL, o robô de autoatendimento que esclarece dúvidas dos Clientes antes do voo, no aeroporto. Em 2020, foram disponibilizados o check-in pelo WhatsApp e um aplicativo de tradução de libras a bordo, para citar apenas alguns exemplos de inovações importantes que foram pensadas e introduzidas ao longo dessas duas primeiras décadas.

As questões sociais também ganharam corpo e relevância no caminho. Tudo começou já no primeiro ano da empresa, em 2001, com o apoio da Gol ao Projeto Felicidade, voltado a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Em 2010, nascia o Instituto Gol com a missão de capacitar mão de obra para a aviação por meio do ensino profissionalizante de jovens de baixa renda. Com o sucesso da iniciativa, no ano de 2014 o instituto passou a assinar os projetos sociais da companhia e a protagonizar seu desempenho nesse setor. Hoje, são mais de 57 organizações apoiadas, entre elas a AACD, a Amigos do Bem, o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Teto, a Fundação Gol de Letra e o Instituto Fernando Fernandes.

E no ano passado, a Gol passou a ser a única companhia brasileira a integrar uma seleta lista das 13 aéreas mundiais reconhecidas com a certificação de Estágio 1 da Avaliação Ambiental concedida pela IATA - a IEnvA. Um atestado importantíssimo de que a empresa desenvolveu uma política ambiental consistente e está exercendo suas responsabilidades. Na última década, por exemplo, a Companhia reduziu a emissão de CO2 por passageiro em 26%. Ao final de 2021, a GOL buscará a entrada no Estágio 2 da IEnvA, fato que já aponta para onde os próximos anos vão nos levar.

2020
Inserida num dos setores mais fortemente atingidos pela crise da covid-19, a Gol entendeu imediatamente que a solidariedade assumiria o protagonismo. No fim de março de 2020, já à época operando unicamente uma malha essencial, a Gol foi a primeira a oferecer passagens aéreas gratuitas aos profissionais de saúde em deslocamento pelo País, compromisso que mantém até hoje. Lançou em seguida o projeto Aproximando Distâncias, plataforma de e-commerce sem fins lucrativos que promove o contato virtual dos seus passageiros com artistas e artesãos nacionais afetados pela paralisação do turismo, uma maneira inovadora de permitir que os clientes possam fortalecê-los comprando artigos genuínos e brasileiríssimos sem sair de casa.

A empresa desenvolveu, nesse período, em parceria com o Hospital Albert Einstein, autoridade em saúde privada e pública no Brasil e na América Latina, um projeto consultivo para a avaliação, reestruturação e certificação das suas já rigorosas medidas de higienização contra o contágio pelo coronavírus em aeronaves e aeroportos. É a primeira e única companhia do País a obter o selo Einstein Padrão de Qualidade e Segurança Covid-19.

"Agora a Gol está pronta, alerta e disponível para atender às demandas dos órgãos governamentais em relação ao programa nacional de imunização", continua a companhia.

FUTURO
A chegada aos 20 anos em um momento tão único inspirou a Gol a utilizar a comemoração da data como uma alavanca. A companhia afirma que vai se permitir ser ainda mais efetiva na missão de superar limitações, aprender muito e evoluir incessantemente para gerar ainda mais impacto positivo no setor aéreo, no país e, em alguma medida, no mundo. Por todo o ano de 2021 a celebração dos feitos dessas duas décadas estará presente como direcionadora dos debates, das pautas e das iniciativas da Gol para o futuro.

"Decidimos, em pleno aniversário, mergulhar ainda mais fundo nas nossas vulnerabilidades, entender onde e como podemos superá-las e aprofundar o aprendizado nas questões mais complexas que temos pela frente, como os desafios ligados ao meio ambiente, às questões sociais e à própria organização interna da empresa. Sabemos bem que haverá erros e acertos, mas garantimos uma atitude: não vamos nos esquivar muito menos abrir mão do papel de aprendizes esforçados e, ao mesmo tempo, de ente atuante e relevante. O protagonismo é a nossa marca desde 15 de janeiro de 2001", completa Paulo Kakinoff, presidente da GOL.

GOL: 20 ANOS EM NÚMEROS


Os clientes Gol realizaram 509 milhões de viagens pela empresa até hoje, em 4.220.798 voos.

Para os 17 destinos existentes em janeiro de 2001, com 26 rotas, hoje são 63 bases domésticas (58 são próprias e 5 operadas por meio de parceiras regionais exclusivas) e 169 rotas. Para os 120 voos diários iniciais, temos agora 513 a cada 24 horas - um número que chegou a 800 decolagens diárias, na fase pré-pandemia.

Líder na ponte aérea, uma das mais movimentadas do planeta, a GOL já realizou, entre o Santos Dumont (SDU) e Congonhas (CGH), nada menos que 252.628 voos de ida e volta, conduzindo 24,8 milhões de passageiros (Santos Dumont-Congonhas-Santos Dumont).

Se em janeiro de 2001 eram 13 aviões, hoje cruzam os céus do Brasil e das Américas 127 aeronaves da Gol: 23 Boeings 737-700 (com capacidade para 138 clientes), 97 Boeings 737-800 (186 clientes) e 7 Boeings 737-MAX8 (186 clientes). A projeção para 2021 é de uma oferta total de 3.391.138 assentos.

São operações assistidas de perto e à distância por uma comitiva de 14.819 colaboradores, divididos em 4.999 aeronautas e 9.820 aeroviários.

Atualizada 13h51
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA