Preocupação com viajante orienta retomada da Delta Air Lines; saiba como
Delta explicou mudanças na operação feitas para dar mais segurança ao viajante

De acordo com ele, o que o cliente mais quer no momento é sentir segurança no serviço prestado e isso envolve toda a jornada do viajante, desde o momento da reserva até o momento da chegada no destino. Nesse sentido, a empresa criou um novo departamento responsável por pensar e introduzir ações práticas preservando a saúde dos clientes.
E na revisão de todos esses momentos, o que mais teve intervenção foi o ambiente de dentro da aeronave. A companhia foi a primeira e a que manteve por mais tempo a poltrona do meio interditada e estruturou novas rotinas de limpeza. A principal delas foi aprofundar o nível do trabalho de higienização feito nos aviões.
Todas as aeronaves da companhia passaram a ser submetidas, a cada nova viagem, a um procedimento feito com nebulizadores eletrostáticos. O procedimento dura cerca de duas horas, dobra o número de pessoas que participam, mas gera a segurança necessária contra a covid. “Os aparelhos são manuseados de forma a cobrir todas as superfícies e os produtos utilizados são capazes de eliminar as bactérias”, aponta Sienra.
Mas não é só. Durante o voo, todos os banheiros são limpados a cada uma hora e filtros Hepa, já tradicionais na aviação, são trocados com frequência duplicada em comparação ao que recomendam os fabricantes.
ANTES DO AVIÃO
Há também outros cuidados relacionados à prevenção à contaminação do covid-19 antes da entrada no avião. A empresa atuou nos aeroportos onde trabalha instalando divisões de acrílico nos balcões de atendimento, instruções de distanciamento no chão e modificou o método de embarque. Agora, a equipe convoca os passageiros partindo dos que têm assento nas últimas fileiras, sempre em grupos de dez.

No quesito bagagens a empresa também trabalhou e implementou um sistema de chip na etiqueta. Com ele é possível acompanhar em tempo real o destino da mala.
Todas essa práticas adotadas foras sugestão de clientes e depois foram avaliadas positivamente, segundo comenta o gestor da empresa.
EQUIPE
Mas houve também ações relacionadas às equipes de trabalho. Conforme lembra Sienra, ainda no ano passado, no auge da crise, a Delta criou um plano de afastamento voluntário que foi aceito por 45% da força de trabalho. Aos poucos, com a volta dos voos, esse profissionais estão sendo reintegrados às suas equipes e treinados para o novo momento.
Esse processo de afastamento, segundo acredita o executivo, evitou demissões e preservou empregos.
Atualmente, todos as tripulações da Delta são testadas a cada 15 dias e a qualquer sinal de contato com pessoas positivadas para covid-19 sua imediatamente afastadas.
DIÁLOGO COM O TRADE
Voltando a falar sobre mercado brasileiro, o gerente geral da Delta informa que a empresa procurou estreitar o relacionamento com profissionais do trade nos últimos meses.
Segundo conta ele, a empresa tem convidado profissionais de agências parceiras para conhecer o processo adotado nos voos diários no aeroporto de Guarulhos e segue realizando lives, treinamentos e reuniões. “As agências de viagens são fundamentais para nós, assim como já eram antes da crise”, pontua Sienra.
Outra ação feita pela empresa para aproximar interesses foi a criação de um podcast compartilhando informações da empresa. Esse material é direcionado a agentes em uma plataforma própria da companhia.