Tendências de consumo norteiam estratégias da Latam
Executivos Latam falam sobre tendências de mercado e comportamento do consumidor

Ele contou que, ao longo do último ano, com os desdobramentos da pandemia, a companhia identificou três grandes mudanças de comportamento. São eles:
Digitalização da experiência - “Notamos que o cliente de hoje quer o on demand. Uma experiência sem fila, sem contato e rápida”.
Consumidor mais conectado - “O comportamento do consumidor de hoje é de comparação e não só em relação ao mesmo mercado. Ele compara serviços dos mais diversos setores, o que sobe a nossa barra de exigência”.
Conexão com o significado do que se está consumindo - “Hoje há uma reflexão sobre o significado daquilo que está sendo consumido e de quem está prestando o serviço. Isso transforma a postura corporativa, no sentido de pensar nosso papel como empresa”.
Ainda segundo Walker, essas análises têm colaborado para desenvolver a reconstrução da Latam como companhia, na busca por ser e se apresentar como uma empresa mais humana e nova. Mais que um reposicionamento conceitual, essa nova postura, segundo aponta o executivo, já tem repercussão concreta na transformação mais urgente que a empresa vive: sua reconstrução operacional e financeira. “Nosso objetivo é fazer melhor e com menos custo”, afirma.
VIAJAR COMO VOCÊ QUER
Nos departamentos liderados por Juliana essas diretrizes também valem e acompanham a regra de tentar oferecer a viagem exatamente como o viajante deseja. “O que buscamos é que nossos clientes consigam ter acesso a mais opções e construam a sua viagem do jeito que querem”, afirma.
Para conseguir isso, a empresa vem trabalhando em sistemas mais simples e rápidos de interação. Segundo informou a vice-presidente de TI, as plataformas digitais renovadas da companhia permitem que o consumidor conclua uma compra de passagem num tempo 40% menor em relação ao tempo que levava antes das mudanças no portal e aplicativo.
Essa economia de tempo é possível, conforme explica a dirigente, com um sistema de armazenamento de informações que verifica quem é o cliente e diminui o tempo do processo.
O trabalho para aquisição de bilhetes é só uma das mudanças no quesito tecnologia que a empresa realizou recentemente. De acordo com Juliana, há também a intenção gradual de eliminar o processo de check-in. “Entendemos ser um processo de baixo valor agregado que aos poucos está sendo eliminado”, diz. O padrão da Latam nas viagens atuais é oferecer o cartão de embarque o quanto antes para o cliente e ir atualizando as informações de maneira digital conforme o horário de voos se aproxima.
READY TO FLY
Os dois executivos contaram ainda que a empresa prepara para 2022 o projeto Ready to Fly, que será um opção para que o viajante embarque mais rápido e sem contato com ninguém até estar dentro do avião.
Esse projeto envolve reconhecimento biométrico para o ambiente virtual e físico (nos aeroportos), além de conferência antecipada de documentos.