Artur Luiz Andrade   |   18/12/2021 14:58   |   Atualizada em 18/12/2021 15:10

Anac intima Ita a dar assistência aos passageiros afetados com suspensão

Agência também exige comunicação diária e ampla sobre as medidas

SITE DA ANAC
SITE DA ANAC
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intimou oficialmente a empresa Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) a cumprir medidas para assistência aos passageiros que adquiriram bilhetes aéreos da companhia e a prestar à Agência informações atualizadas sobre as ações previstas para honrar os bilhetes vendidos e reacomodação dos seus clientes. Os voos da empresa do Grupo Itapemirim foram suspensos ontem, devido a uma crise financeira, e a Anac afirma que só foi informada por volta das 18h.

"A reacomodação dos passageiros é responsabilidade da ITA. A Anac orienta os passageiros a entrarem em contato somente com a Itapemirim para realocações e a não comparecerem aos aeroportos antes de obter um novo bilhete aéreo válido", reitera a autoridade da aviação nacional.

A agência afirma ainda que orientou a priorização da reacomodação dos menores desacompanhados e os passageiros com necessidade especial, que estavam em processo de deslocamento na noite de sexta-feira (17/12) e na manhã deste sábado (18/12). "O compromisso do setor é o de contribuir para a superação do transtorno e reduzir os prejuízos causados aos passageiros pela empresa ITA. A agência continuará atuando no monitoramento da situação e adotará as medidas administrativas cabíveis em caso de descumprimento das regras do transporte aéreo."

SITE DA ITA
SITE DA ITA
MEDIDAS DA ANAC
Desde ontem a Anac já oficiou a empresa, para adotar uma série de providências no atendimento aos passageiros como a imediata suspensão da comercialização de passagens aéreas; imediata, ostensiva e ampla informação em seu site e em todos os canais de comunicação sobre a suspensão de suas operações; comunicação aos passageiros de forma individualizada com orientação para que não se dirijam desnecessariamente aos aeroportos; e a disponibilização de amplos canais de atendimento ativo e receptivo aos passageiros afetados.

A empresa também está obrigada a comunicar a paralisação e os canais de comunicação em veículos de imprensa de ampla divulgação, evitando ao máximo desconforto aos passageiros e transtornos operacionais aos aeroportos. A empresa também deve ofertar a prestação de alternativas, incluindo outros meios de transporte, assistência material e compensações financeiras devidas aos passageiros afetados, conforme obrigações previstas na legislação em vigor, a exemplo da Lei nº 14.034/2020, Resolução ANAC nº 400/2016 e Resolução ANAC nº 556/2020.

Entre as demais obrigações previstas na mencionada legislação, determinou-se que a Itapemirim providencie a máxima reacomodação dos passageiros, que assim desejarem, em voos de empresas aéreas congêneres, além de informar à Anac diariamente todas as medidas adotadas para mitigação dos danos e efeitos decorrentes da paralisação das atividades, acompanhada da relação de voos cancelados e passageiros afetados.

"Cabe ressaltar que a adoção das providências determinadas pela agência não isenta a companhia aérea nem seus administradores das demais responsabilidades civis, administrativas e penais decorrentes de todos os fatos relacionados ao evento em questão, inclusive por omissão, bem como crimes associados às relações de consumo."

RECOMENDAÇÃO AOS VIAJANTES
A Anac recomenda que os passageiros com voos previstos, a partir deste sábado (18/12), não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea. A Itapemirim informou que os passageiros com viagens programadas para os próximos dias entrem em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br ou pelo chat disponível no site da empresa. A ANAC orienta que os passageiros também recorram à plataforma Consumidor.gov.br. A empresa informou que também disponibilizará atendimento presencial, o que não foi feito até o momento. Nos aeroportos, os espaços da Ita continuam vazios.

A empresa tinha cerca de 40 voos por dia, mais de 400 funcionários e a expectativa é de que mais de 80 mil passageiros estejam impactados (45 mil somente com duas grandes empresas do mercado).

Empresa privadas, como a CVC Corp, Gol e BeFly já estão fazendo mutirões para atender seus clientes Ita.

Tópicos relacionados