Ita Transportes Aéreos firma acordo com ProconSP, que exige reembolsos
Companhia promete transparência na resolução dos casos com os passageiros
![Sidnei Piva, dono do Grupo Itapemirim](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/308442/02050695ec846db6586416fbf26dd80d3/7,0,2553,1524/1206,720,0.21/0/default.jpg)
"A Itapemirim reitera que está, rigorosamente, pleiteando os estornos das passagens requeridas por seus clientes junto às operadoras de cartões", continua a companhia, referindo-se aos pedidos de reembolso. Não há qualquer menção aos salários atrasados dos colaboradores ou ao pagamento devido a fornecedores.
O atendimento aos clientes prejudicados com a suspensão dos voos pode ser feito pelo telefone 0800-723-2121 e pelo chat presente no site da companhia. O horário de atendimento é das 6h às 21h (o ProconSP pede um canal 24 horas - veja no final deste texto). "A ITA alerta que, devido à alta demanda, pode haver uma demora acima do esperado para o atendimento."
Mais cedo, a Secretaria Nacional do Consumidor, Senacon, órgão do Ministério da Justiça, iniciou procedimentos contra a Itapemirim e deu 20 dias (a partir da última sexta-feira, 24) para a empresa se defender.
PROCON DE OLHO
Em caso de descumprimento, a empresa será penalizada em R$ 5 milhões. Segundo o Procon-SP, pelo termo, “a empresa obriga-se a encaminhar os pedidos de reembolso e providenciar a imediata requisição de estorno junto à instituição financeira responsável pelo cartão de crédito no prazo máximo de dez dias”. Para as compras feitas de forma parcelada, os estornos irão ocorrer na forma e no prazo do cartão.
A ITA também se comprometeu a transportar pessoas afetadas para a cidade onde moram, sendo que o deslocamento deve ser feito prioritariamente por meio aéreo. Em caso de indisponibilidade, pode ser oferecido outro meio de transporte. A empresa também fica responsável pelo pagamento das despesas com hospedagem, alimentação e transporte arcadas pelos consumidores. Se o transporte ocorrer por meio rodoviário, a ITA compromete-se ao reembolso integral da passagem aérea.
Ficou estabelecido ainda que a empresa vai disponibilizar um canal de atendimento 24 horas, por telefone, para o Procon-SP e demais unidades de Procons estaduais. E o termo estabeleceu que a Itapemirim reforce os canais de atendimento ao consumidor, inclusive o presencial nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.
Com informações da Agência Brasil