Artur Luiz Andrade   |   20/01/2022 00:13
Atualizada em 20/01/2022 00:28

Migração de sistema faz Gol ser líder em reclamações de viajantes

Companhia teve mais de 3 vezes número de reclamações da Azul


ANAC
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta quarta-feira (19/1) o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo, com dados de reclamações dos passageiros no terceiro trimestre de 2021 (julho, agosto e setembro). A Gol Linhas Aéreas, que iniciou migração para a plataforma do Sabre em agosto do ano passado, com problemas que se refletiram até o final de 2021, com direito a pedido de desculpas da diretoria da empresa, liderou o número de reclamações no Consumidor.gov: índice de 194,7 a cada 100 mil passageiros.

A Latam teve índice de 101,1 e a Azul foi a com menos reclamações, com apenas 42 por 100 mil.

A Azul totalizou 2.669 reclamações, a Latam 5.964 e a Gol 9.825, mais que três vezes o índice da Azul, que também obteve os melhores índices de solução (93%) e satisfação (4,3).

O documento apresenta também os índices de solução e de satisfação, o tempo médio de resposta das empresas e, também, os principais pontos de reclamação dos passageiros sobre os serviços aéreos, entre outros indicadores. Os dados apresentados são comparados com o mesmo período de 2020.


ANAC
ANAC
ANAC
As três empresas juntas representaram uma queda de desempenho, com uma diminuição de 1,21% no índice de solução e de 6,65% no de satisfação, na comparação com os dados do terceiro trimestre de 2020. Já o tempo médio de resposta aumentou 41,7% no período. Apenas o índice de reclamações por grupo de 100 mil passageiros apresentou melhora, com redução de 26,42%.
No terceiro trimestre de 2021, foram transportados 18.514.854 passageiros pagos no mercado aéreo brasileiro, 156,2% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em relação ao tempo médio de resposta de todas as empresas brasileiras na plataforma, em uma escala que pode ir de 0 a 15 dias, a média foi de 4,64. Entre as três principais aéreas brasileiras, o indicador ficou em 4,62. Dentre elas, a Azul se destacou com o menor tempo médio de resposta, da ordem de 4 dias.

ESTRANGEIRAS
Entre as empresas estrangeiras que mais transportaram passageiros no período – American Airlines, Air France, Copa Airlines, Qatar Airways, TAP Air Portugal e United Airlines –, os dados foram positivos, com a redução do índice de reclamação em 42,18% e com aumento da resolutividade em 6,78%, e o de satisfação em 8,04%. Já o tempo médio de resposta diminuiu em 4,62%, com média 6,7 dias.

Caso ocorra algum problema relacionado ao contrato de transporte aéreo, os passageiros são orientados a primeiramente procurar os canais de atendimento eletrônico, telefônico ou presencial da própria empresa aérea para resolvê-lo. Caso não fique satisfeito com o atendimento ou a solução apresentada pela empresa aérea em seus canais próprios, recomenda-se que o passageiro registre uma reclamação na plataforma Consumidor.gov.br.

TEMAS
No terceiro trimestre de 2021, somadas as empresas aéreas brasileiras e as estrangeiras, os três temas mais reclamados foram: Reembolso (32,4% das reclamações), Oferta e compra (28,6%) e Alteração pelo passageiro (18,3%).

No caso apenas das empresas brasileiras, os três temas mais reclamados foram: Oferta e compra (35,7%), Reembolso (26,3%) e Alteração pelo passageiro (14,7%).

Já quanto às empresas estrangeiras: Reembolso (46,0%), Alteração pelo passageiro (26,7%) e Oferta e compra (11,9%).

ANAC
ACESSE O BOLETIM COMPLETO DE RECLAMAÇÕES

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18734 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.