Nathalia Ribeiro   |   11/05/2022 12:09

Air Europa opera o voo mais sustentável da sua história

Redução de plásticos a bordo, menus sustentáveis e planejamento de rotas foram algumas medidas adotas

Divulgação
Redução de plásticos a bordo, menus sustentáveis e planejamento de rotas foram algumas medidas adotas
Redução de plásticos a bordo, menus sustentáveis e planejamento de rotas foram algumas medidas adotas
A Air Europa realizou o voo mais ecológico de sua história na última sexta-feira (6), com o objetivo de adotar soluções ambientais sustentáveis que aceleram a inovação e levam à redução do impacto da aviação no meio ambiente. Esta iniciativa é parte do projeto “O Desafio de Voo Sustentável”, lançado pela aliança SkyTeam para suas companhias aéreas parceiras. A expectativa é que o setor acelere a inovação e as mudanças, minimizando o impacto no meio ambiente.

O voo foi entre Madri e Gran Canaria, na Espanha, com um Boeing 787-9 Dreamliner. A companhia aérea adquiriu biocombustível produzido a partir de óleo vegetal na refinaria Petronor em Bilbao, como uma das medidas pendentes para avançar na descarbonização do setor.

A aeronave utilizada, com capacidade para 339 passageiros, pertence a um dos modelos mais eficientes do mercado, capaz de reduzir as emissões e o consumo de combustível em 20%, devido a sua aerodinâmica e tecnologia mais inovadora. Além disso, o B787-9 também reduz o impacto acústico em 60%, o que significa que o ruído em cidades próximas aos aeroportos também será reduzido.

A operação deste voo também incluiu um procedimento terrestre mais sustentável. A Enaire, gestora de navegação aérea da Espanha, colaborou na realização dos procedimentos de subida e descida contínuas, bem como na trajetória mais ideal para o consumo eficiente de combustível e, portanto, uma redução significativa das emissões de CO2.

Divulgação
A companhia aérea junta-se ao desafio lançado pela aliança SkyTeam para adotar soluções destinadas à<br/>redução do impacto ambiental do setor
A companhia aérea junta-se ao desafio lançado pela aliança SkyTeam para adotar soluções destinadas à
redução do impacto ambiental do setor
A bordo, a Air Europa ativou práticas sustentáveis, uma delas foi o uso de materiais biodegradáveis, como uma fase anterior à implementação progressiva e total de "plástico zero a bordo", bem como a correta separação de resíduos, uma medida que a companhia aérea tem aplicado desde 2006, não apenas em seus escritórios, mas também em todos os seus voos.

Durante a operação, foi oferecido um cardápio sustentável e saudável, feito com produtos sazonais e zero-quilômetro - cadeia de suprimentos curta. Além disso, a companhia aérea distribuiu uma pesquisa para os passageiros que estavam a bordo usando um papel vegetal, com o qual um pequeno jardim será criado mais tarde na sede da empresa.

Segundo a aérea, a Air Europa envolveu e trabalhou em conjunto com fornecedores e gestores de navegação aérea e aeroportuária, que mostraram sua predisposição para amenizar as consequências das mudanças climáticas no campo da aviação comercial.

Inspirado nas competições aéreas que ligaram Melbourne e Londres em 1934, "O Desafio de Voo Sustentável" busca unir toda a indústria da aviação para tomar medidas imediatas através da inovação. O objetivo é reduzir o impacto da aviação no meio ambiente e disseminar ideias transformadoras que podem ser partilhadas com os outros participantes no setor. Desta forma, pretende contribuir para fornecer soluções à indústria para reduzir a emissão de carbono e o impacto ambiental.

Tópicos relacionados