Nathalia Ribeiro   |   18/05/2022 15:57

Air France reduz emissões de CO2 em dois voos comerciais

A aérea atuou com métodos de descarbonização e iniciativas ecorresponsáveis em voos para Montreal e Lisboa


Divulgação
A aérea atuou com métodos de descarbonização e iniciativas ecorresponsáveis em voos para Montreal e Lisboa
A aérea atuou com métodos de descarbonização e iniciativas ecorresponsáveis em voos para Montreal e Lisboa
Em meados de abril, a Air France lançou o Air France ACT, programa que apresenta sua nova trajetória de descarbonização para atingir 30% menos emissões de CO2 por passageiro/km até 2030 comparado a 2019, ou seja, 12% menos emissões totais. Para ilustrar os caminhos pelos quais este objetivo pode ser alcançado, a companhia implementou neste mês uma série de ações em dois de seus voos a partir de Paris-Charles de Gaulle.

O projeto é parte do “Skyteam Sustainabile Flight Challenge”, uma iniciativa voltada a estimular e encorajar a inovação ao convidar os membros da aliança Skyteam a operar o máximo possível de voos ecorresponsáveis entre 1º e 14 de maio.

A operação ocorreu em dois voos comerciais, um para Montreal, no Canadá, operado por um Airbus 350 em 3 de maio, e o outro para Lisboa, em Portugal, no dia 4 de maio, operado por um A220. Estas novas gerações de aeronaves, que estão no centro da estratégia da Air France de renovação de frota, consomem 20 a 25% menos combustível do que em aviões de gerações anteriores.

A pegada de ruído, por sua vez, é reduzida em um terço. Até 2030, estas aeronaves serão 70% da frota da companhia, comparado a 7% atualmente, graças a um investimento de 1 bilhão de euros por ano entre agora e 2025.

O voo para Montreal foi abastecido com 16% de combustível sustentável de aviação (SAF) e o voo para Lisboa com 30% de SAF, comparado com 1% usado em voos partindo da França sob as atuais regulamentações. Em solo e a bordo os pilotos implementaram técnicas de eco-pilotagem, como taxiamento com apenas um motor e otimização de trajetos em tempo real, em coordenação com o controle de tráfego aéreo.

O uso destes métodos permitiu uma redução próxima de 45% em emissões de CO2 em cada um dos voos. Outras companhias e parcerias também contribuíram para esta conquista, como Airbus, TotalEnergies, Groupe ADP, Servair, Charlatte, Navya e os aeroportos de Lisboa e Montreal. Esta ação conjunta está em linha com a convicção da Air France de que a descarbonização do setor aéreo será resultado de uma colaboração com fabricantes, aéreas, autoridades aeroportuárias, autoridades públicas e órgãos nacionais e internacionais.

“Após o anúncio de nossos novos objetivos de redução de emissão de CO2 com base na ciência, era importante para nós ilustrar em termos concretos como nosso setor deve se transformar para responder à emergência climática. Em dois voos, para Montreal e Lisboa, envolvemos nossos parceiros e clientes em um processo focado em comprovar a performance dos procedimentos existentes e em propor novas soluções para dar um passo a mais em nossos esforços de redução de emissões”, destacou o vice-presidente de Sustentabilidade e Novas Mobilidades da Air France, Vincent Etchebehere.

Toda a estratégia ambiental da empresa pode ser consultada no website dedicado do Air France ACT.

Tópicos relacionados