Nathalia Ribeiro   |   26/05/2022 16:39

Grupo Qatar Airways divulga relatório de sustentabilidade de 2021

Alinhada com os conceitos de sustentabilidade da ONU, companhia foca em práticas sustentáveis


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Alinhada com os conceitos de sustentabilidade da ONU, a companhia foca em práticas sustentáveis
Alinhada com os conceitos de sustentabilidade da ONU, a companhia foca em práticas sustentáveis
O Grupo Qatar Airways publicou na última segunda-feira (23) seu Relatório de Sustentabilidade referente aos anos de 2019 a 2021, uma edição especial de dois anos com o tema “Resposta, Alívio, Recuperação, Resiliência”. Segundo a companhia, a abordagem deste relatório se difere dos anos anteriores devido ao impacto da pandemia de covid-19 em sua operação normal.

O documento detalha como o grupo de companhias aéreas foi capaz de responder às necessidades de seus clientes e seus esforços de socorro ao fornecer repatriação a pessoas retidas e transporte de suprimentos médicos essenciais.

A Qatar Airways buscou investir em sustentabilidade ambiental com o objetivo de contribuir para a conservação da biodiversidade global com sua política de tolerância zero ao tráfico ilegal da vida selvagem e seus produtos. Juntamente com as companhias aéreas membros da Oneworld, a empresa comprometeu-se a zero emissões líquidas de carbono até 2050.

Além disso, em relação às refeições a bordo, houve um aumento de 80% nos produtos recicláveis e biodegradáveis, enquanto 80% dos itens da bandeja agora cumprem a proibição de plásticos de uso único.

Enquanto o departamento de catering do Aeroporto Internacional de Hamad, o hub da Qatar Airways, reciclou mais de mil toneladas de materiais de embalagem e mais de 52 toneladas de revistas a cada ano, juntamente com mais de cinco mil galões de óleo de cozinha.

A aérea também adotou a Abordagem Equilibrada da ICAO para gerenciamento e redução de ruído de aeronave. Segundo o relatório, devido ao mix de frota de Airbus 350 e Boeing 787 com refinamentos aerodinâmicos e motores mais modernos e silenciosos, foi possível diminuir pelo menos 15% do ruído antes emitido.

Já em parceria com a Iata, a aérea lançou seu programa voluntário de compensação de carbono para passageiros, que agora se estendeu para incluir seus clientes de carga e corporativos. O viajante pode optar por compensar suas emissões relacionadas ao voo ao reservar com a Qatar Airways, por meio do menu suspenso em 'Doar e compensar emissões' no fluxo de reserva.

As contribuições para o programa são investidas no projeto India Wind Farm, contribuindo diretamente no desenvolvimento da capacidade de energia renovável da Índia e na redução de sua dependência de combustível fóssil.

“A pandemia de covid-19 desafiou a indústria, empresas grandes e pequenas, governos locais e nacionais, famílias e indivíduos de maneiras que poucos de nós poderíamos imaginar. Embora tenha impactado todos os aspectos de nossos negócios em 2020 e 2021, trabalhamos para lidar com a pandemia enquanto continuávamos a impulsionar a agenda do setor em direção a emissões líquidas zero. Nossa indústria reconhece que há mais trabalho a ser feito. Continuaremos a compartilhar nosso progresso e seremos responsáveis por garantir uma indústria segura e sustentável para as gerações futuras”, disse o CEO do grupo, Akbar Al Baker.

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