Victor Fernandes   |   19/05/2022 17:06

KLM desenvolve sustentabilidade em voos para Canadá e Portugal

Os voos da aérea para Edmonton e Porto serão operados pelas aeronaves mais econômicas da frota

Divulgação
Os voos da KLM para Edmonton e Porto serão operados pelas aeronaves mais econômicas da frota
Os voos da KLM para Edmonton e Porto serão operados pelas aeronaves mais econômicas da frota
Dois voos especiais da KLM decolaram do Aeroporto de Amsterdã Schiphol no início deste mês. O voo KL675 para Edmonton, no Canadá, e o voo KL1713 para o Porto, em Portugal, passaram pela maior transformação possível em medidas sustentáveis. Iniciado por funcionários da KLM, o Sustainable Flight Challenge conta com 16 membros da SkyTeam Airline Alliance competindo com a intenção de dividir conhecimento e experiência em sustentabilidade, acelerando a jornada para atingir maior sustentabilidade na aviação.

As duas maneiras mais eficientes de reduzir emissões de CO2 são por meio da renovação de frota e do uso do Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês). Esse é o motivo pelo qual os voos da aérea para Edmonton e para o Porto serão operados pelas duas aeronaves mais econômicas de sua frota, respectivamente o Boeing 787-10 e o Embraer 190 – ambos serão abastecidos com uma mistura de combustíveis que consiste em 39% de SAF. Além disso, uma série de medidas para redução de peso serão tomadas a bordo.

Passageiros da World Business Class foram solicitados, por exemplo, a escolherem sua refeição de preferência com antecedência, e um modelo de inteligência artificial foi usado para prever as necessidades de água a bordo, assegurando que um volume preciso fosse embarcado. Naturalmente, a KLM informou aos passageiros que seu voo tinha um propósito especial, disponibilizando informações de como podem viajar de forma mais sustentável, como, por exemplo, apoiando o programa de compensação CO2ZERO ou contribuindo com o SAF.

Os pilotos trabalharam com controles de tráfego aéreo para voar pela rota mais eficiente, evitando desvios que voos frequentemente enfrentam. O carregamento foi totalmente otimizado para assegurar o melhor centro de gravidade, melhorando a aerodinâmica e gerando economia de combustível em torno de 1,5% a 2%. A carga no porão foi alocada em plataformas mais leves e protegida com redes mais leves, e empresas de transporte entregando cargas foram solicitadas a usar veículos elétricos ou abastecidos por biodiesel.

Um total de mais de 50 medidas novas e existentes foram tomadas a bordo dos dois voos, envolvendo todas as divisões da KLM assim como parceiros como o Aeroporto de Edmonton, Aeroporto de Amsterdam Schiphol, Air Traffic Control the Netherlands (LVNL) e General Electric. O impacto destas novas medidas vai ser avaliado para possível implementação a curto prazo.

“Em 2019, a KLM estendeu a mão da cooperação para o setor com a campanha ‘Fly Responsibly’, convidando companhias parceiras a cooperar e dividir melhores práticas para tornar a aviação mais sustentável. Agora chegou a hora de dar o próximo passo para um desafio mais concreto: qual companhia aérea pode operar um voo longo e um voo curto o mais sustentáveis possível? O lado bom do Sustainable Flight Challenge é em primeiro lugar o entusiasmo entre as equipes da KLM em apresentar suas ideias de como isso pode ser alcançado. Outro aspecto positivo é que as companhias aéreas participantes concordaram em compartilhar as lições aprendidas, e nossos passageiros, assim como os fabricantes de motores, produtores de SAF e outros parceiros também foram envolvidos. Esse espírito de cooperação faz com que mais sustentabilidade seja possível e factível", destacou René de Groot, Chief Operation Officer da KLM.

A performance das companhias aéreas participantes vai ser avaliada externamente por um painel com seis jurados, coordenado/liderado pelo ex-primeiro-ministro holandês Jan Peter Balkenende. Eles decidirão qual companhia performou melhor nas quatro categorias: impacto, inovação, escalabilidade e cooperação. Os resultados serão liberados no fim de junho. O conhecimento adquirido durante o Sustainable Flight Challenge será compartilhado entre os parceiros da SkyTeam participantes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS