Victor Fernandes   |   22/06/2022 17:03   |   Atualizada em 23/06/2022 10:53

Jerome Cadier explica 5 principais pontos de atuação da Latam

O CEO da Latam Brasil participou da 19ª edição do Fórum PANROTAS

PANROTAS/Gute Garbelotto
O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, participou da 19ª edição do Fórum PANROTAS
O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, participou da 19ª edição do Fórum PANROTAS
Chegando ao final da 19ª edição do Fórum PANROTAS, o CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, subiu ao palco do Centro Fecomercio de Eventos, em São Paulo, para falar sobre os cinco principais pontos de atuação da companhia aérea atualmente. O executivo abordou a retomada, o processo de Chapter 11, os custos atuais na aviação, investimentos no digital e papel social da companhia. Confira abaixo.

RETOMADA
"Começando pela recuperação da indústria, o mercado doméstico está operando em 100% do que era antes da pandemia, mas o internacional caminha devagar e está em 60% aproximadamente, e continuará em recuperação lenta. A retomada completa do internacional deve ocorrer em 2024, e provavelmente no final do ano. Enquanto isso, o doméstico vai bem, mas tem suas questões também. O que fez com que a Latam mudasse sua pegada. Latam sempre foi uma empresa de tráfego corporativo, com nacional e internacional balanceado. Agora, temos uma Latam mais presente no lazer e no doméstico, buscando rotas e destinos que não buscávamos."

CHAPTER 11
"A Latam tomou a decisão de entrar no Chapter 11 e se reestruturar. Muitos acharam que estávamos exagerando. O cenário mudou com a pandemia, e por isso a Latam entrou no Chapter 11 e teve a oportunidade de renegociar tudo que interessa à companhia e adequar nossos custos de operação para o cenário pós-pandemia, nos tornando muito mais preparados para esse momento. A Latam fez o que tinha que fazer. Agora sairemos (no segundo semestre, provavelmente) do Chapter 11, e incrivelmente fortes, nos permitindo operar mais destinos, que se equilibram financeiramente, porque nossos custos são menores agora."

CUSTOS
"Estamos todos vivendo um momento de preços extremamente altos na aviação e pouca perspectiva de que isso mude em um futuro próximo. A tendência é continuar subindo. O que poucos falam sobre a alta do petróleo é que o querosene de aviação subiu ainda mais. Tem menos petróleo e tem menos gente ainda refinando querosene de aviação. É importante entender que nesse cenário temos preocupação com o quão rápido o doméstico vai se recuperar. Se não fosse a crise do petróleo, poderíamos ter 115% do pré-pandemia no doméstico atualmente."

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
"Um dos investimentos que a Latam não reduziu foi a transformação digital da companhia. O site, o aplicativo, a maneira de atender ao telefone. Tudo foi mudado. Ainda tem algumas coisas que precisam ser implementadas, como a opção de multidestinos no site, para atingir a robustez de antes. A companhia está dedicada em investir na experiência do passageiro."

PAPEL SOCIAL
"A companhia também mudou como olha seu papel social. A responsabilidade da Latam para contribuir para uma sociedade melhor. O avião solidário, por exemplo, é um programa que já existe há muito tempo. Mas sentimos que precisamos ir mais longe, começando com diversidade e inclusão. Nunca foi um setor muito inclusivo, começando pelo padrão que existia para ser comissária(o) de bordo. Além disso, temos tomado medidas muito difíceis em relação à sustentabilidade. Até o final de 2023, vamos eliminar todo o plástico em voos. É super importante cuidar disso e da quantidade de gás carbônico emitido na atmosfera. É essencial buscar opções alternativas, tecnologias diferentes, renovar a frota para utilizar aviões que emitem menos CO2. O que vocês verão são muitas medidas para que, ainda nessa década, a gente compense 50% das emissões; e até 2050 sejamos carbono zero."


O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.

Tópicos relacionados