Artur Luiz Andrade   |   17/06/2022 10:05

Qual será o impacto das altas tarifas na demanda aérea?

Vice-presidente da United Airlines, Alex Savicz falou sobre o tema no IPW 2022

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Alex Savic, da United, no IPW 2022
Alex Savic, da United, no IPW 2022
O vice-presidente para América Latina da United Airlines, Alex Savic, participou do IPW Focus, sessões de entrevistas e apresentações do IPW 2022, em Orlando, e falou sobre os caminhos da aviação no pós-pandemia.

Questionado sobre a questão da falta de mão de obra na aviação, Savic confirmou o gargalo e disse que as empresas vão ter que investir mais na formação de pilotos, já desde a faculdade, algo que a United já vem desenvolvendo.

Sobre os altos preços das passagens aéreas, que não é exclusividade do Brasil, mas um efeito mundial, por diversos motivos, como o alto preço do combustível e inflação, Alex Savicz disse que vai sim haver um impacto na demanda e que será preciso medidas de financiamento para recuperar os passageiros.

Ele se refere a facilidades em meios de pagamento, como já existe no Brasil, com os parcelamentos em boletos, cheques ou cartão de crédito. “Os latino-americanos são muito criativos e já têm diversas dessas iniciativas”, afirma.

Fatores que também irão impactar nessa equação são a volta da China ao mercado, o retorno dos aviões parados e o fim do medo de viajar (por causa da pandemia, seus riscos e restrições).

PARCERIAS COM DESTINOS

O VP da United também disse que, nessa retomada, companhias aéreas e parceiros como destinos e operadores, terão de aprender a dividir riscos e serem mais parceiros. “As empresas aéreas estão mais reticentes em bloquear seus inventários, em arriscar em novos destinos, e essas operações precisam ser boas para todos. Teremos mais rotas, mais destinos, mas o modelo de divisão de riscos vai sofrer ajustes”, explicou.

O executivo também vê boas oportunidades para destinos secundários, as cidades menores que têm aeroportos e que se beneficiarão dos nomad digitais, que escolherão trabalhar e passar um tempo nesses lugares.

O fluxo regional para aeroportos pequenos, com aeronaves de pequeno porte, também deve voltar com força, com diversos serviços cancelados durante a pandemia (e substituídos por ônibus) prontos para serem retomados.

A PANROTAS viajou a convite da US Travel Association, com proteção GTA, incluindo contra covid-19, e voando American Airlines

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.