Karina Cedeño   |   15/12/2022 12:29
Atualizada em 15/12/2022 12:36

Azul completa 14 anos e realiza voo inaugural do A350

Primeiro voo decola de Viracopos com destino a Orlando

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O voo decola nesta quinta (15) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com destino a Orlando, nos Estados Unidos
O voo decola nesta quinta (15) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com destino a Orlando, nos Estados Unidos
No dia em que completa 14 anos de história, a Azul realiza o primeiro voo do maior avião de passageiros de sua frota, o Airbus 350. O voo decola nesta quinta (15) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com destino a Orlando, nos Estados Unidos, no mesmo dia em que a rota completa oito anos de operação.

“Realizar o primeiro voo com o A350 partindo de Viracopos é mais um marco na história da Azul. Esta é a nossa maior e mais moderna aeronave de passageiros e vai trazer ainda mais conforto para a viagem dos nossos clientes. Até o ano que vem, nossa malha deve crescer e, com isso, vamos recuperar 100% da nossa capacidade internacional”, afirma o CEO da aérea, John Rodgerson.

Com capacidade para 334 passageiros, sendo 301 na classe econômica e 33 na classe executiva, a aeronave batizada “50 também é Azul” é o primeiro Airbus 350 da frota da Azul. A segunda do mesmo modelo aterrissou em solo brasileiro no último dia 8 e, em 2023, mais dois A350 chegam para complementar a frota operacional da companhia.

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Azul realiza voo inaugural do A350 com a presença do CEO da companhia, John Rodgerson, e o presidente, Abhi Shah
Azul realiza voo inaugural do A350 com a presença do CEO da companhia, John Rodgerson, e o presidente, Abhi Shah
O A350 é equipado com itens de última geração e que contribuem para uma aeronave mais leve, econômica e de alta eficiência técnico-operacional. Apesar do seu tamanho, o avião consome cerca de 20% menos combustível por assento, integrando o plano de modernização de frota da Azul e reforçando o compromisso da companhia em alcançar a neutralidade de carbono até 2045. Já os passageiros poderão desfrutar de uma cabine mais silenciosa e mais ampla, com janelas panorâmicas mais largas e maior espaço nos compartimentos de bagagem.

Primeiro destino do A350 “50 também é Azul”, Orlando é um dos preferidos dos brasileiros na alta temporada de verão. A rota Viracopos-Orlando foi o segundo destino internacional a integrar a malha da companhia, em 2014. De lá pra cá, foram mais de um milhão de passageiros transportados nessa rota, que já contou com 2.869 voos.

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O "50 também é Azul"
14 anos conectando os brasileiros
Ao longo de seus 14 anos de existência, a Azul atingiu recordes mundiais e conquistou alguns dos melhores índices de reconhecimento do setor de aviação aérea brasileira e mundial. Em 2020, a companhia foi eleita a Melhor Companhia Aérea do Mundo pelo TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a receber este reconhecimento na história da premiação.

Quando chegou ao mercado, em 2008, eram 50 milhões de passageiros domésticos por ano, segundo dados da Anac. Em 2019, última medição da agência, esse número quase dobrou, chegando a 96 milhões de passageiros. A Azul foi responsável por mais da metade do crescimento do mercado, focada em ampliar a cobertura aérea no País e, com isso, fazer o brasileiro voar mais.

Hoje, a companhia opera em mais de 159 destinos nacionais e internacionais. No Brasil, a companhia também ocupa a liderança em maior parte das cidades atendidas, sendo a única operadora aérea em 80% de suas rotas domésticas. Para viagens ao exterior, a Azul oferece voos regulares e diretos para cinco destinos diferentes, entre eles Orlando e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, Punta del Este e Montevidéu, no Uruguai, e Lisboa, em Portugal.

Neste ano, a aérea foi reconhecida pela Cirium, empresa líder em análise de dados de aviação, por seis vezes como a companhia aérea mais pontual do Brasil e a segunda mais pontual do mundo, de acordo com o relatório “The Airline On-Time Performance Report”, principal referência de dados no setor aéreo mundial. A Azul também tem se destacado sucessivamente em seus indicadores de Net Promoter Score (NPS), batendo sucessivos recordes. Nos dez primeiros meses de 2022, o NPS acumulado é de 57,1.

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