Bruno Hazov   |   28/03/2024 13:14   |   Atualizada em 28/03/2024 15:11

Bahia discute com Copa Airlines volta de conexão Panamá-Salvador

Aérea oferecia duas conexões semanais entre a Cidade do Panamá e capital baiana antes da pandemia


Ascom Setur-BA/Tatiana Azeviche
Marcus Campos, da Vinci Airports, Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, e Raphael de Lucca, da Copa Airlines
Marcus Campos, da Vinci Airports, Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia, e Raphael de Lucca, da Copa Airlines

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia está em negociações com a Copa Airlines para retomar os voos que ligam o Estado baiano ao Panamá. Antes da pandemia a companhia aérea oferecia duas frequências semanais conectando a Cidade do Panamá a Salvador.

A proposta de retomada prevê três voos por semana, ligando os dois destinos, em aeronave de 160 lugares. O encontro contou com a participação da concessionária Vinci Airports, que atualmente administra as operações do Aeroporto de Salvador.

“O Governo da Bahia não vai medir esforços para conquistar mais essa ligação aérea internacional importante, dentro da política de atração de mais turistas estrangeiros para o Estado. O Panamá é um hub de distribuição de voos para toda a América Central e Caribe, além de 16 destinos dos Estados Unidos, 11 da Colômbia e dois do Canadá. Então, estamos negociando muito mais do que um voo”

Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia

A Bahia lidera a entrada de turistas estrangeiros no Nordeste, segundo dados do Ministério do Turismo e da Polícia Federal. Em fevereiro deste ano, a Bahia recebeu 14.809 visitantes internacionais, Pernambuco registrou 7.217 e o Ceará ficou com 6.294. O resultado do primeiro colocado superou a soma dos concorrentes. No comparativo de fevereiro de 2024 com o mesmo período de 2023, a Bahia teve um aumento de 54,7% na chegada de turistas do Exterior.

“Com o mercado da aviação restabelecido, planejamos oferecer novamente os voos para Salvador, condicionados à entrega das novas aeronaves que adquirimos, porque existe atraso do fabricante. O interesse da companhia é real. Viemos discutir com o governo baiano investimento na promoção do destino Bahia, no Panamá, fundamental para garantir um fluxo viável de passageiros”

Raphael de Lucca, gerente geral da Copa Airlines no Brasil

Tópicos relacionados