Artur Luiz Andrade   |   23/05/2024 20:51
Atualizada em 24/05/2024 13:39

Após rumores de fusão, Gol e Azul iniciam voos compartilhados, diz Folha

Anúncio ainda não foi feito oficialmente pelas companhias mas fontes confirmam negócio

A Gol Linhas Aéreas, que está em processo de recuperação via Chapter 11 americano, e a Azul Linhas Aéreas devem anunciar um acordo de voos compartilhados (codeshare) amanhã, segundo notícia da Folha de S. Paulo. LEIA SOBRE O ACORDO AQUI

A reportagem fala em “ofertas combinadas que podem chegar a 2.800 mercados (voos origem-destino) com uma única conexão”. Também segundo a Folha, o acordo de codeshare incluiria acúmulo mútuo de milhas nos programas Azul Fidelidade, da Azul, e Smiles, da Gol.

Fontes das duas companhias confirmam que um acordo será anunciado amanhã, mas não adiantaram detalhes. Procurada, a assessoria de imprensa da Azul disse que não iria comentar a notícia. A assessoria da Gol ainda não retornou o contato da PANROTAS.

Segundo dados da Anac referentes ao mês de abril de 2023, Gol e Azul comandariam cerca de 60% da oferta de assentos (e a Latam os demais 40%), se não houver qualquer pedido do Cade ou outras autoridades para devolução e slots e ou diminuição de voos, para evitar a concentração de mercado.

Arquivo PANROTAS
Os presidentes da Azul, John Rodgerson, e da Gol, Celso Ferrer
Os presidentes da Azul, John Rodgerson, e da Gol, Celso Ferrer

Estudo da FGV mostrou recentemente que Gol e Azul teriam nas mãos 96 rotas sem concorrência, muito por conta dos destinos exclusivos que a Azul já opera (alguns via Azul Conecta), e que em Recife, por exemplo, a concentração seria de 88% dos voos nas mãos dessa possível nova empresa.

Outra preocupação do setor é em relação ao aumento de tarifas aéreas, com a concentração do mercado em apenas duas empresas aéreas: Latam e a que surgiria da fusão entre Azul e Gol.

Durante o Fórum PANROTAS 2024, em março passado, os presidentes da Azul, Gol e Latam - John Rodgerson, Celso Ferrer e Jerome Cadier - falaram sobre a possível compra da Gol pela Azul e a potencial fusão das duas empresas. LEIA AQUI

Na mesma semana de março, a Bloomberg anunciava que a Azul havia contratado consultoria para avaliar compra da Gol. LEIA AQUI.

A Gol Linhas Aéreas é parte do Grupo Abra, que conta com a empresa colombiana Avianca, e no Brasil é controlada pela família Constantino.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18749 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.