Artur Luiz Andrade   |   11/06/2024 08:44
Atualizada em 11/06/2024 09:01

CEO da Gol promete mais voos para o Caribe e explica escolha da Costa Rica

Sinergia com hub da Avianca em Bogotá será decisiva na avaliação dos novos voos na região

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
O CEO da Gol, Celso Ferrer, recebeu a PANROTAS na sede da companhia, no Aeroporto de Congonhas (SP)
O CEO da Gol, Celso Ferrer, recebeu a PANROTAS na sede da companhia, no Aeroporto de Congonhas (SP)

A Gol Linhas Aéreas, como anunciado ontem, terá um novo destino na América Central a partir de novembro de 2024. San José (SJO), capital da Costa Rica, será atendida pela Gol com operações próprias e sem escalas saindo de São Paulo/Guarulhos (GRU), três vezes por semana. O anúncio veio uma semana depois da divulgação de um voo para Aruba, também sem escalas, a partir de São Paulo.

O CEO da Gol, Celso Ferrer, em entrevista à PANROTAS, disse que a companhia terminou a primeira e fundamental fase do Chapter 11, que era garantir a normalidade operacional da empresa, assegurando aeronaves, contratos e demais condições para operar uma malha consistente, e agora, já na fase de analisar propostas para sair da recuperação (a previsão é começo de 2025), a empresa vai colocar em prática planos de crescimento. Se no doméstico, a estabilidade é a palavra de ordem, e o movimento de 2019 só virá em 2026, no internacional vai haver uma acelerada, em grande parte devido à sinergia com a Avianca, parceira da Gol no Grupo Abra.

Segundo Ferrer, o Abra funciona como um coordenador das sinergias e as decisões de novos destinos vêm de cada companhia. "Decidimos por Aruba e San José da Costa Rica, chegamos na Avianca e estudamos juntos melhores horários e detalhes da operação", explica. "Com essa sinergia, que só tende a aumentar, o passageiro da Gol voa direto para Aruba e San José e pode voltar em qualquer dia, via Bogotá, o grande hub da Avianca. Isso nos dá uma flexibilidade e competitividade muito grande", continuou.

E de acordo com ele, os anúncios não vão parar por aí. Mais destinos no Caribe e América do Sul virão, de olho na sinergia com a Avianca. Bogotá, Buenos Aires e Flórida são os âncoras da operação internacional da Gol e também devem crescer (um exemplo é o Fortaleza-Orlando, que volta este mês).

Para melhorar a experiência do viajante, Gol e Avianca estão na fase de integração das ferramentas digitais, para permitir que os clientes acessem todos os serviços de ambas as companhias pelo aplicativo e site, o que não é possível hoje. Quanto aos serviços a bordo, não há qualquer movimento de padronização, ficando cada companhia com seu perfil.

Costa Rica

"A Costa Rica é um país fascinante, forte em natureza, parques, surfe... É um grande destino que estamos trazendo de volta aos brasileiros", diz Ferrer. A operação inédita entre o aeroporto internacional de São Paulo e a capital costarriquenha terá início em 12 de novembro de 2024, com partida às 13h55 e chegada às 18h25 (horário local) - três horas a menos do que o horário de Brasília. O retorno tem decolagem prevista do Aeroporto Internacional Juan Santamaría, em San José, às 20h40, com pouso na Grande São Paulo às 7h10. Serão três frequências semanais.

Mais de 120 mil turistas da América do Sul visitaram a Costa Rica em 2023, e o Brasil tem representatividade importante nesse número. A expectativa da Gol é contribuir com o fomento do Turismo nos dois países e aproximar os destinos, povos e culturas. "Já os mais de 5 milhões de costarriquenhos poderão visitar o Brasil com rápidas conexões para nossos maiores atrativos turísticos e culturais, como as cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Recife, Foz do Iguaçu, Fortaleza, Belém, entre outros", diz a Gol em comunicado.

“A Gol hoje atende 12 destinos internacionais distribuídos em todas as Américas e, com otimismo, segue fortalecendo sua presença fora do País: no fim de março, iniciamos nossas operações na Colômbia e, há pouco, anunciamos Aruba como nosso mais novo destino exclusivo no Caribe”, afirma Rafael Araújo, diretor de Planejamento de Malha Aérea da GOL.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, "a nova rota é fundamental para criar mais conectividade com a América Latina, uma iniciativa importante para o desenvolvimento do turismo e na geração de emprego e renda”.

“O Brasil é um dos mercados emergentes de alto potencial em que almejamos entrar há alguns anos, e ter uma conexão aérea direta era uma prioridade. Graças às intensas negociações, a Gol oferecerá esse voo direto a partir de novembro. Agora temos a opção de viajar diretamente de São Paulo para a Costa Rica para desfrutar de nossas belezas naturais, vivenciar nossas tradições e, ao fazê-lo, contribuir para o progresso social de nossas comunidades turísticas", diz William Rodríguez, ministro do Turismo da Costa Rica.

Os voos entre Guarulhos e San José serão operados em modelos Boeing 737 MAX 8, que em configuração internacional tem capacidade para 176 passageiros.

Não é necessário visto para os viajantes brasileiros que se destinam à Costa Rica, desde que a permanência seja de até 90 dias no país. Mas é necessário apresentar o certificado internacional de febre amarela, com vacina administrada ao menos 10 dias antes da data do embarque.

Confira, abaixo, as frequências e os horários dos voos:

São Paulo/Guarulhos (GRU) - San José (SJO): a partir de 12/11/2024


Tópicos relacionados