Filip Calixto   |   11/06/2024 10:44

Gol Linhas Aéreas prevê saída do Chapter 11 no início de 2025

O plano de recuperação deve estar pronto no quarto trimestre deste ano, garante o CEO

PANROTAS / Emerson Souza
Celso Ferrer, CEO da Gol Linhas Aéreas
Celso Ferrer, CEO da Gol Linhas Aéreas

A recuperação financeira da Gol Linhas Aéreas está avançando rapidamente e deve ser concluída até o começo de 2025. Em entrevista ao Portal PANROTAS, o CEO da companhia, Celso Ferrer, destacou que o processo, iniciado no início deste ano, está em uma fase crucial que incluirá, no segundo semestre, a avaliação das propostas para a recuperação financeira e saída do Chapter 11.

Para finalizar este processo, a corte americana precisa aprovar a proposta selecionada. No plano recentemente divulgado, a Gol indicou a necessidade de US$ 1,5 bilhão em equity e outros US$ 2 bilhões para refinanciar suas dívidas atuais.

"Com o operacional garantido, agora estamos focados em financiar essa saída. O plano de recuperação deve estar pronto no quarto trimestre deste ano e a previsão é sairmos do Chapter 11 no começo de 2025"

afirmou Celso Ferrer

Segundo o CEO, a Gol não depende de novos financiamentos ou aumento da dívida. "Essa é a beleza do nosso plano", disse ele, entusiasmado. "O crescimento está projetado e as condições para isso já estão contempladas". Ferrer também revelou que, em abril, o caixa da companhia já apresentava melhoras em comparação ao período anterior ao pedido do Chapter 11, indicando um bom caminho para a recuperação.

Divulgação
Ferrer também revelou que, em abril, o caixa da companhia já apresentava melhoras em comparação ao período anterior ao pedido do Chapter 11
Ferrer também revelou que, em abril, o caixa da companhia já apresentava melhoras em comparação ao período anterior ao pedido do Chapter 11

O plano da Gol inclui uma reestruturação societária e os valores mencionados, mas, por enquanto, é stand alone, ou seja, a companhia planeja continuar independente. Fusões ou vendas não estão sendo consideradas no momento, principalmente devido às restrições do processo de Chapter 11, que impede qualquer negociação desse tipo atualmente. No entanto, a empresa fechou um acordo comercial, o que é permitido, com a Azul, e assumiu que sua controladora, o Grupo Abra, conversa com a mesma companhia sobre oportunidades de mercado.

A entrevista completa do CEO da Gol pode ser lida clicando neste LINK.

Tópicos relacionados