Rodrigo Vieira   |   07/05/2025 16:10
Atualizada em 07/05/2025 18:23

Air France estreia na ILTM: diretor explica mudança de horário de voos da 1ª classe

Companhia aérea estreia na ILTM Latin America, onde também divulga sua nova primeira classe

PANROTAS / Emerson Souza
Fabio Lessa, Manuel Flahault, Julia de Medeiros Pinto e Pierre de Saint Albin, da Air France, na estreia da companhia aérea na ILTM Latin America
Fabio Lessa, Manuel Flahault, Julia de Medeiros Pinto e Pierre de Saint Albin, da Air France, na estreia da companhia aérea na ILTM Latin America

Em 2025, a Air France expôs pela primeira vez na ILTM Latin America, principal feira de Turismo de luxo da região, que está sendo realizada nesta semana em São Paulo. A companhia aérea, uma das únicas a voar com primeira classe e executiva entre Brasil e Europa, destacou seus produtos premium e anunciou uma importante novidade para os viajantes brasileiros que buscam sofisticação nos ares: a mudança de horário do voo que oferece a exclusiva primeira classe, La Première, na rota entre Paris e São Paulo.

O diretor geral do Grupo Air France-KLM na América do Sul, Manuel Flahault, detalhou a estratégia e os benefícios dessa alteração em entrevista ao Portal PANROTAS.

  • A Air France anuncia uma atualização estratégica em sua malha no Brasil: a partir de 30 de junho de 2025, sua primeira classe La Première passará a ser oferecida no voo noturno entre Paris-Charles de Gaulle e São Paulo-Guarulhos, com partida às 23h30 e chegada às 6h15. Como atualmente a cabine está presente no voo que parte de Paris pela manhã, essa mudança busca trazer mais comodidade para esses clientes.
  • O voo de ida com a cabine decola de São Paulo para Paris às 14h40, e tem o pouso em Paris no dia seguinte às 06h55. Ou seja, eles seguem usufruindo da cabine para uma boa noite de sono e chegando em horário mais conveniente para compromissos profissionais ou aproveitar a cidade.
Divulgação/Air France
La Première, primeira classe da Air France
La Première, primeira classe da Air France

Portal PANROTAS - O que motivou a Air France a participar pela primeira vez da ILTM Latin America e qual o grande destaque que a companhia trouxe para o evento?

MANUEL FLAHAULT - Há tempo que estávamos considerando participar, e com o novo posicionamento da marca, sempre apontando a oferecer um produto mais premium, achamos que este era o momento. O que realmente nos impulsionou este ano foi o lançamento da nossa nova cabine La Première, que apresentamos em 18 de março em Paris. É uma novidade revolucionária, com uma suíte muito maior, de 3,5 metros quadrados, com apenas quatro assentos, oferecendo ainda mais exclusividade, uma verdadeira cama de dois metros, chaise longue para conversar ou jantar a dois, e uma sensação de volume e espaço muito maior. Já lançamos em Nova York com excelente aceitação.

Divulgação
La Première, primeira classe da Air France
La Première, primeira classe da Air France

PANROTAS - Essa nova cabine La Première já tem previsão de chegada ao Brasil?

FLAHAULT - Ela chegará ao Brasil mais para frente, em 2027. Após Nova York, os próximos destinos serão Los Angeles, Tóquio e Singapura. Estamos trabalhando para que a malha brasileira possa se beneficiar deste novo produto o mais rápido possível.

PANROTAS - Comente sobre o anúncio da Air France durante a ILTM Latin America 2025 referente à mudança de horários da cabine La Première?

FLAHAULT - Atualmente, a La Première está disponível no voo que parte de Paris pela manhã, então essa mudança visa trazer ainda mais comodidade para nossos clientes da primeira classe.

PANROTAS - E como fica o voo de São Paulo para Paris com a La Première nesse novo modelo?

FLAHAULT - O voo de ida com a cabine La Première decola de São Paulo para Paris às 14h40, pousando em Paris no dia seguinte às 6h55. Com isso, os clientes continuam usufruindo da cabine para uma excelente noite de sono e chegam a Paris em um horário conveniente para seus compromissos ou para aproveitar a cidade.

PANROTAS - Qual a motivação para essa mudança de horários?

FLAHAULT - Estamos sempre atentos às necessidades dos nossos clientes, e essa era uma demanda importante que vínhamos observando. São Paulo é uma das poucas cidades no mundo com a exclusividade de receber a La Première, e buscamos constantemente aprimorar a experiência desses clientes fiéis. Além de todo o conforto, sofisticação e alta gastronomia, eles passarão a contar com horários mais convenientes, permitindo que aproveitem ainda mais o voo para relaxar e descansar durante a noite.

PANROTAS - Como essa alteração impacta a operação dos voos da Air France em São Paulo em termos de equipamento e capacidade?

FLAHAULT - Essa mudança foi possível pela troca de aeronaves. Os voos AF454 (Paris-São Paulo) e AF453 (São Paulo-Paris) serão operados pelo Boeing 777-300ER. Além de oferecer a primeira classe no horário mais conveniente, essa aeronave possui mais assentos em Business Class, são 58 no total, 20 a mais que a configuração anterior, o que nos ajudará a otimizar a ocupação. Os outros voos diários, AF460 e AF459, serão operados pelo Airbus A350-900.

PANROTAS - Como está a aceitação dos produtos premium da Air France no mercado brasileiro e como a companhia trabalha com o trade para esses produtos?

FLAHAULT - Estamos muito satisfeitos. Tanto a La Première quanto a Business e a Premium Economy têm registrado uma ocupação muito boa, crescente em comparação aos anos anteriores. Um fator importante foi o novo lounge La Première em Paris-CDG, totalmente privatizado, com facilidades de imigração e suítes para descanso. Além disso, observamos uma novidade pós-covid: um aumento significativo da demanda de lazer para as cabines premium, que antes eram mais focadas no corporativo. Isso nos levou a diversificar nossa estratégia para atender melhor a todos os perfis de clientes.

PANROTAS - Além da cabine a bordo, como é a experiência La Première em solo, no aeroporto de Paris-Charles de Gaulle?

FLAHAULT - Oferecemos uma experiência diferenciada que combina comodidade e exclusividade. Os passageiros La Première contam com um saguão de check-in reservado, onde uma equipe dedicada cuida de todas as formalidades. Além disso, dispomos de suítes privativas adjacentes ao lounge La Première, que podem ser reservadas e oferecem espaços elegantes com sala de estar, quarto, banheiro e pátio externo, assegurando um atendimento refinado e um ambiente sereno.

PANROTAS - E a bordo, quais são os destaques do serviço La Première?

FLAHAULT - Cada passageiro desfruta de uma suíte individual que se transforma em uma cama totalmente horizontal de mais de dois metros, com roupa de cama de alta qualidade e amenities exclusivos. O serviço gastronômico é assinado por renomados chefs franceses, com menus sazonais elaborados em colaboração com Alain Ducasse, harmonizados com vinhos e champanhes selecionados. Nossa tripulação é altamente dedicada para oferecer um momento excepcional de elegância francesa durante toda a viagem.

PANROTAS - Saindo um pouco do tema do luxo, como foi o desempenho da Air France no Brasil neste início de ano e quais os planos de investimento?

FLAHAULT - Tivemos um primeiro trimestre muito positivo, com números sólidos que confirmam nossa estratégia de investimento no Brasil. Aumentamos a oferta no Rio de Janeiro e em Fortaleza, e lançamos Salvador em outubro passado, todas iniciativas com bons resultados. Decidimos, inclusive, antecipar a ampliação de voos para o Rio de Janeiro, que começará em 8 de setembro, e para Fortaleza, no início de outubro, para responder à crescente demanda.

PANROTAS - A Air France também tem um papel importante no turismo receptivo. Como a companhia vê o Brasil como destino para os europeus?

FLAHAULT - Estamos realizando um trabalho muito forte junto com a Embratur e os governos estaduais para promover o Brasil na Europa, com excelentes resultados, especialmente em Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. A clientela europeia tem crescido muito, e vemos um grande potencial turístico para o Brasil crescer ainda mais. O Brasil continua sendo um mercado estratégico para a Air France, mais do que nunca.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados