Latam abre mais de 160 vagas para pilotos no Brasil
São cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes, com base operacional em São Paulo

A Latam Brasil abriu um novo processo seletivo para contratar mais de 160 pilotos no país. São cerca de 150 vagas para copilotos e 10 para comandantes, com base operacional em São Paulo (Congonhas e Guarulhos). As inscrições estarão disponíveis até 20 de junho em www.latamairlines.com/br/pt/trabalhe-conosco.
Essa é a segunda abertura de vagas para pilotos pela Latam no Brasil em 2025. Em janeiro, a companhia já havia anunciado quase 900 oportunidades para comissários de bordo e copilotos.
- Para comandantes, é exigida experiência mínima de 5.000 horas de voo em linhas aéreas regulares, incluindo pelo menos 3.000 horas em aeronaves a jato e 500 horas em comando de aeronaves similares ou maiores que o Airbus A320.
- Entre os requisitos para copilotos estão: curso superior completo, licença de Piloto Comercial de Avião, habilitações IFRA e MLTE ou Tipo, CCT de PLA, e pelo menos 150 horas totais de voo em avião.
“Hoje, a Latam oferece as melhores oportunidades de carreira para pilotos na aviação civil do país, graças à solidez e abrangência do grupo, que permite desenvolvimento tanto no mercado doméstico quanto internacional. Somos também a companhia aérea em atividade mais longeva da aviação nacional, o que traduz nossa consistência e nossa responsabilidade com o futuro da aviação brasileira”
Harley Meneses, diretor de Operações da Latam Brasil
Como é o treinamento?
O processo de treinamento dos novos pilotos da Latam dura, em média, de 3 a 4 meses e é dividido em três etapas principais:
- Treinamento de Solo: na primeira fase, os pilotos estudam os sistemas das aeronaves, aspectos técnicos, procedimentos organizacionais, além da legislação e regulamentação aeronáutica vigente. Grande parte desse conteúdo é ministrada online, enquanto as atividades práticas ocorrem presencialmente na Academia Corporativa Latam.
- Simulador de Voo: após a conclusão do treinamento de solo, os pilotos avançam para a fase prática em simuladores de voo, sempre em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Essa etapa prepara os pilotos para enfrentar situações normais e emergenciais. O treinamento é concluído com uma avaliação rigorosa conduzida por um examinador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que confirma a aptidão para avançar à última fase.
- Instrução em Rota: etapa final do treinamento, quando os pilotos, acompanhados por comandantes instrutores experientes, se adaptam à rotina operacional da LATAM, familiarizando-se com os aeroportos e procedimentos locais. Embora já qualificados desde a fase do simulador, precisam passar por uma avaliação final em voo para serem habilitados a atuar como copilotos ou comandantes sem supervisão.
Após essa etapa inicial, todos os pilotos Latam participam anualmente de treinamentos e exames de revalidação para garantir a constante atualização e segurança nas operações.