Laura Enchioglo   |   05/06/2025 16:39
Atualizada em 05/06/2025 18:04

GBTA Forum: gestores de viagens destacam mudanças e habilidades necessárias no setor

Profissionais do Travel Managers Group participaram de painel no GBTA Latam Business Travel Forum


PANROTAS / Emerson Souza
José Fonseca, da Merck, Jamile Martins, da Braskem, Juliana Ferreira, da Volkswagen, Marina Shimada, da Honda, com Candela Fernández e Daniel Duarte, da GBTA
José Fonseca, da Merck, Jamile Martins, da Braskem, Juliana Ferreira, da Volkswagen, Marina Shimada, da Honda, com Candela Fernández e Daniel Duarte, da GBTA

O cenário das viagens corporativas, e do Turismo como um todo, vem passando por mudanças constantes nos últimos anos. Por isso, o papel estratégico dos travel managers está se tornando cada vez mais essencial. Em painel durante o GBTA Latam Business Travel Forum, realizado em São Paulo nesta quinta-feira (5), os gestores de viagens corporativas do Travel Managers Group (TMG) Juliana Ferreira (Volkswagen), Marina Shimada (Honda), José Fonseca (Merck) e Jamile Martins (Braskem) debateram a necessidade em liderar mudanças, impulsionar a adoção de tecnologias no setor e abraçar a equipe.

José iniciou sua fala apontando como o setor vem passando por evoluções em duas vertentes: tecnológica e estratégica. Segundo ele, o mercado precisa, cada vez mais, de uma tecnologia que possibilite uma entrega melhor, e nesse sentido, o papel do travel manager passa a ser mais estratégico, deixando a parte tática mais de lado.

PANROTAS / Emerson Souza
José Fonseca, da Merck
José Fonseca, da Merck

"A tecnologia precisa ser tanto de dentro para fora como de fora para dentro. Nós temos a função de compra e estamos sendo cada vez mais esticados para adicionar tecnologia e entregar um resultado melhor. Na parte do nosso papel, não podemos 'gastar nosso tempo' nos preocupando com coisas práticas, como o assento de um passageiro. Nós ocupamos cadeiras estratégicas e temos uma responsabilidade de entrega"

José Fonseca, Americas Travel Manager da Merck

Habilidades importantes para travel managers

Já Jamile falou sobre habilidades importantes que um travel manager precisa trabalhar. A resiliência é a primeira. "Podemos desenvolver um projeto e a empresa mudar de rumo de repente. Com o aprendizado e a resiliência a gente aprende a lidar com essas coisas", apontou.

PANROTAS / Emerson Souza
Jamile Martins, da Braskem
Jamile Martins, da Braskem

Além disso, outra habilidade de destaque é a comunicação. "Nós falamos com pessoas de todos os níveis. Pode ser um funcionário que trabalha na fábrica e nunca subiu em um avião, o líder de uma empresa, um fornecedor. Então a comunicação é muito importante nesse trabalho", disse.

A habilidade de comunicação também se estende como um ponto importante no trato com a própria equipe, conforme explicou Marina. "O engajamento da equipe é muito desafiador e é preciso entender o lado das pessoas, ainda mais quando se trabalha com diferentes gerações", destacou.

PANROTAS / Emerson Souza
Marina Shimada, da Honda
Marina Shimada, da Honda

Ela apontou quatro pontos de foco para o travel manager trabalhar com a própria equipe:

  • Comunicação aberta e assertiva
  • Reconhecer e incentivar
  • Conhecer o perfil, o que pode ser feito através de ferramentas de psicologia
  • Agradecer o trabalho da equipe

Por fim, Marina destacou a importância em estar atento as notícias. "Todos os mercados mudam muito e precisamos estar atentos a tudo. Ao que acontece lá fora e o que acontece no nosso bairro, que possa dificultar uma ida ao aeroporto, por exemplo", finalizou.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3758 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!