GBTA Forum: gestores de viagens destacam mudanças e habilidades necessárias no setor
Profissionais do Travel Managers Group participaram de painel no GBTA Latam Business Travel Forum

O cenário das viagens corporativas, e do Turismo como um todo, vem passando por mudanças constantes nos últimos anos. Por isso, o papel estratégico dos travel managers está se tornando cada vez mais essencial. Em painel durante o GBTA Latam Business Travel Forum, realizado em São Paulo nesta quinta-feira (5), os gestores de viagens corporativas do Travel Managers Group (TMG) Juliana Ferreira (Volkswagen), Marina Shimada (Honda), José Fonseca (Merck) e Jamile Martins (Braskem) debateram a necessidade em liderar mudanças, impulsionar a adoção de tecnologias no setor e abraçar a equipe.
José iniciou sua fala apontando como o setor vem passando por evoluções em duas vertentes: tecnológica e estratégica. Segundo ele, o mercado precisa, cada vez mais, de uma tecnologia que possibilite uma entrega melhor, e nesse sentido, o papel do travel manager passa a ser mais estratégico, deixando a parte tática mais de lado.

"A tecnologia precisa ser tanto de dentro para fora como de fora para dentro. Nós temos a função de compra e estamos sendo cada vez mais esticados para adicionar tecnologia e entregar um resultado melhor. Na parte do nosso papel, não podemos 'gastar nosso tempo' nos preocupando com coisas práticas, como o assento de um passageiro. Nós ocupamos cadeiras estratégicas e temos uma responsabilidade de entrega"
José Fonseca, Americas Travel Manager da Merck
Habilidades importantes para travel managers
Já Jamile falou sobre habilidades importantes que um travel manager precisa trabalhar. A resiliência é a primeira. "Podemos desenvolver um projeto e a empresa mudar de rumo de repente. Com o aprendizado e a resiliência a gente aprende a lidar com essas coisas", apontou.

Além disso, outra habilidade de destaque é a comunicação. "Nós falamos com pessoas de todos os níveis. Pode ser um funcionário que trabalha na fábrica e nunca subiu em um avião, o líder de uma empresa, um fornecedor. Então a comunicação é muito importante nesse trabalho", disse.
A habilidade de comunicação também se estende como um ponto importante no trato com a própria equipe, conforme explicou Marina. "O engajamento da equipe é muito desafiador e é preciso entender o lado das pessoas, ainda mais quando se trabalha com diferentes gerações", destacou.

Ela apontou quatro pontos de foco para o travel manager trabalhar com a própria equipe:
- Comunicação aberta e assertiva
- Reconhecer e incentivar
- Conhecer o perfil, o que pode ser feito através de ferramentas de psicologia
- Agradecer o trabalho da equipe
Por fim, Marina destacou a importância em estar atento as notícias. "Todos os mercados mudam muito e precisamos estar atentos a tudo. Ao que acontece lá fora e o que acontece no nosso bairro, que possa dificultar uma ida ao aeroporto, por exemplo", finalizou.