Como o NDC está redefinindo as viagens corporativas? Iata explica
Palestra de Jefferson Simões aconteceu no GBTA Latam Business Travel Forum 2025, realizado em São Paulo

Durante o GBTA Latam Business Travel Forum, realizado nesta quinta-feira (5) pela GBTA em São Paulo, a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) destacou como as viagens corporativas estão sendo redefinidas com os avanços do NDC, One Order e outros novos padrões da indústria.
Jefferson Simões, gerente de Relacionamento com a Indústria da Iata, abordou as evoluções sentidas nas tarifas, serviços e jornada do cliente, que agora é mais fluida e personalizada.
Primeiramente, a expectativa e jornada de compra do cliente está mudando. Para tanto, agências e companhias aéreas precisam estar atentas a essas mudanças. O NDC e One Order nasceram dessa necessidade de otimizar e padronizar o processo de vendas.
A Iata está trabalhando em três pilares: Entrega com ordens (One Order), Venda com ofertas (NDC) e Identidade Digital. “O que queremos com isso é que o cliente consiga acessar tudo em um lugar só. E para além de dados, as companhias aéreas também disponibilizarão informações visuais, uma modernização de aeronave, pro exemplo”, explicou Simões, dizendo que o futuro do setor aéreo é integrado.
Impacto

O impacto da implementação desses padrões pode ser visto nas ofertas mais completas e em uma distribuição otimizada.
“O passageiro não vai ver diferença, ele vai receber o produto do mesmo jeito, das mãos da TMC. A diferença é que os níveis de interação podem mudar com um agregador, e até serem mais baratas. O agregador vai reunir as informações para que o vendedor tenha tudo na mão”
Jefferson Simões, da Iata
Benefícios para travel managers
- Maior controle e eficiência
- Relatórios melhorados
- Redução de custos
Benefícios para TMCs
- Comparador de preços
- Solicitar ofertas
- Produto e preços em tempo real
Benefícios para o passageiro
- Acesso a mais produtos
- Maior qualidade por uso
Hoje, o NDC já está implementado em 76 companhias aéreas no mundo, com a Europa liderando. 150 outras aéreas iniciaram o processo e outras 16 estão em estágio final de implementação do NDC.
A Iata no Brasil conta com 670 agências de viagens cadastradas.