Laura Enchioglo   |   05/06/2025 16:29

Como o NDC está redefinindo as viagens corporativas? Iata explica

Palestra de Jefferson Simões aconteceu no GBTA Latam Business Travel Forum 2025, realizado em São Paulo


PANROTAS / Emerson Souza
Jefferson Simões, diretor de Relacionamento com a Indústria da Iata
Jefferson Simões, diretor de Relacionamento com a Indústria da Iata

Durante o GBTA Latam Business Travel Forum, realizado nesta quinta-feira (5) pela GBTA em São Paulo, a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) destacou como as viagens corporativas estão sendo redefinidas com os avanços do NDC, One Order e outros novos padrões da indústria.

Jefferson Simões, gerente de Relacionamento com a Indústria da Iata, abordou as evoluções sentidas nas tarifas, serviços e jornada do cliente, que agora é mais fluida e personalizada.

Primeiramente, a expectativa e jornada de compra do cliente está mudando. Para tanto, agências e companhias aéreas precisam estar atentas a essas mudanças. O NDC e One Order nasceram dessa necessidade de otimizar e padronizar o processo de vendas.

A Iata está trabalhando em três pilares: Entrega com ordens (One Order), Venda com ofertas (NDC) e Identidade Digital. “O que queremos com isso é que o cliente consiga acessar tudo em um lugar só. E para além de dados, as companhias aéreas também disponibilizarão informações visuais, uma modernização de aeronave, pro exemplo”, explicou Simões, dizendo que o futuro do setor aéreo é integrado.

Impacto

PANROTAS / Laura Enchioglo

O impacto da implementação desses padrões pode ser visto nas ofertas mais completas e em uma distribuição otimizada.

“O passageiro não vai ver diferença, ele vai receber o produto do mesmo jeito, das mãos da TMC. A diferença é que os níveis de interação podem mudar com um agregador, e até serem mais baratas. O agregador vai reunir as informações para que o vendedor tenha tudo na mão”

Jefferson Simões, da Iata

Benefícios para travel managers

  • Maior controle e eficiência
  • Relatórios melhorados
  • Redução de custos

Benefícios para TMCs

  • Comparador de preços
  • Solicitar ofertas
  • Produto e preços em tempo real

Benefícios para o passageiro

  • Acesso a mais produtos
  • Maior qualidade por uso

Hoje, o NDC já está implementado em 76 companhias aéreas no mundo, com a Europa liderando. 150 outras aéreas iniciaram o processo e outras 16 estão em estágio final de implementação do NDC.

A Iata no Brasil conta com 670 agências de viagens cadastradas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados