Laura Enchioglo   |   05/06/2025 16:29

Como o NDC está redefinindo as viagens corporativas? Iata explica

Palestra de Jefferson Simões aconteceu no GBTA Latam Business Travel Forum 2025, realizado em São Paulo


PANROTAS / Emerson Souza
Jefferson Simões, diretor de Relacionamento com a Indústria da Iata
Jefferson Simões, diretor de Relacionamento com a Indústria da Iata

Durante o GBTA Latam Business Travel Forum, realizado nesta quinta-feira (5) pela GBTA em São Paulo, a Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) destacou como as viagens corporativas estão sendo redefinidas com os avanços do NDC, One Order e outros novos padrões da indústria.

Jefferson Simões, gerente de Relacionamento com a Indústria da Iata, abordou as evoluções sentidas nas tarifas, serviços e jornada do cliente, que agora é mais fluida e personalizada.

Primeiramente, a expectativa e jornada de compra do cliente está mudando. Para tanto, agências e companhias aéreas precisam estar atentas a essas mudanças. O NDC e One Order nasceram dessa necessidade de otimizar e padronizar o processo de vendas.

A Iata está trabalhando em três pilares: Entrega com ordens (One Order), Venda com ofertas (NDC) e Identidade Digital. “O que queremos com isso é que o cliente consiga acessar tudo em um lugar só. E para além de dados, as companhias aéreas também disponibilizarão informações visuais, uma modernização de aeronave, pro exemplo”, explicou Simões, dizendo que o futuro do setor aéreo é integrado.

Impacto

PANROTAS / Laura Enchioglo

O impacto da implementação desses padrões pode ser visto nas ofertas mais completas e em uma distribuição otimizada.

“O passageiro não vai ver diferença, ele vai receber o produto do mesmo jeito, das mãos da TMC. A diferença é que os níveis de interação podem mudar com um agregador, e até serem mais baratas. O agregador vai reunir as informações para que o vendedor tenha tudo na mão”

Jefferson Simões, da Iata

Benefícios para travel managers

  • Maior controle e eficiência
  • Relatórios melhorados
  • Redução de custos

Benefícios para TMCs

  • Comparador de preços
  • Solicitar ofertas
  • Produto e preços em tempo real

Benefícios para o passageiro

  • Acesso a mais produtos
  • Maior qualidade por uso

Hoje, o NDC já está implementado em 76 companhias aéreas no mundo, com a Europa liderando. 150 outras aéreas iniciaram o processo e outras 16 estão em estágio final de implementação do NDC.

A Iata no Brasil conta com 670 agências de viagens cadastradas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3758 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!