Air Canada cresce na América Latina com foco em Brasil e conectividade global
Companhia aérea volta a operar no Rio de Janeiro, a partir de dezembro, após quase uma década

DENVER – Durante a GBTA Convention 2025, a vice-presidente de Vendas Globais da Air Canada, Lisa Pierce, destacou a importância estratégica da América Latina para a companhia aérea canadense. Em um dos movimentos mais relevantes de sua malha internacional recente, a companhia anunciou a retomada do voo direto entre Toronto e Rio de Janeiro, com início previsto para dezembro de 2025 e operação até março de 2026, com três frequências semanais.
“A América do Sul é uma região extremamente importante para a Air Canada. O Brasil, em particular, é um dos maiores mercados do mundo e, muitas vezes, não recebe o reconhecimento que merece. Estamos comprometidos em mudar isso”, afirmou Lisa.
Segundo a executiva, a decisão de retornar ao Rio Galeão foi motivada tanto pela disponibilidade de aeronaves quanto por uma estratégia de combate à sazonalidade, aproveitando a baixa temporada no Hemisfério Norte.
“Com a demanda mudando e o momento favorável, vimos uma oportunidade de crescer no período em que temos mais aeronaves disponíveis. Era a hora certa de voltar ao Rio”, pontua.
Crescimento regional e conectividade
A nova rota para o Rio integra o que Lisa chamou de “maior malha latino-americana de inverno da história da Air Canada”, com novos destinos como Cartagena, Guadalajara e Cidade da Guatemala, além de um aumento de 16% na capacidade total da região.
Além de atender ao público de lazer e VFR (visiting friends and relatives), a empresa também aposta na conectividade via Canadá para destinos na Ásia e Europa. “O Brasil já utiliza bastante a conexão via Toronto para voar ao Japão, por exemplo. Nossa malha oferece muitas possibilidades, tanto para o passageiro que quer fazer um stopover no Canadá quanto para quem busca uma rota eficiente para outros continentes”, explica.

Investimento em experiência premium
Lisa também reforçou o compromisso da companhia com a oferta de produtos premium. “Temos investido fortemente nas cabines Signature, no serviço de bordo e nos nossos lounges. O nosso Signature Lounge em Toronto, por exemplo, foi eleito o melhor lounge do mundo pelo Skytrax.”
Ela destacou que a experiência elevada não é voltada apenas para o público corporativo, mas também para um perfil de lazer de alto padrão que cresceu no pós-pandemia.
“Achamos que esse comportamento seria temporário, mas a busca por serviços premium permanece forte”, complementa a vice-presidente.
Parceria com United, Lufthansa e ANA
A executiva enfatizou ainda a importância das parcerias estratégicas da Air Canada com United Airlines, Lufthansa e ANA, membros da Star Alliance.
Segundo ela, a cooperação entre as companhias vai além da conectividade aérea e inclui também soluções intermodais, como parcerias com trens e ônibus em diversos países.
“Estamos cada vez mais focados na experiência de ponta a ponta. Queremos que o passageiro tenha informações sobre o trajeto inteiro, desde o embarque até o transporte local no destino. Quando combinamos isso com as malhas da Lufthansa e da United, por exemplo, conseguimos oferecer uma cobertura global muito robusta”, afirma.
O Portal PANROTAS viaja a convite da GBTA, voando Delta Air Lines, com proteção Intermac