American retoma força do B2B e projeta recuperação total até o fim de 2025
Companhia recuperou quase três quartos da participação de receita perdida nesse segmento

A American Airlines anunciou um forte avanço na recuperação de suas vendas por canais indiretos, tais como agências de viagens e plataformas GDS, após quase dois anos de retração. Os dados fazem parte do resultado geral do segundo trimestre, como vimos aqui no Portal PANROTAS.
A companhia aérea informou que, no período, recuperou quase três quartos da participação de receita perdida nesse segmento, resultado direto de sua reaproximação com o trade. "A receita em canais indiretos mostrou recuperação acima do esperado, com aumento na procura por passagens em voos internacionais de longa distância e assentos em cabines premium", informou a empresa.
O CEO Robert Isom celebrou os números durante a divulgação dos resultados financeiros do período e destacou que a virada começou em maio do ano passado, quando a empresa abandonou a estratégia agressiva de retirada de tarifas dos GDSs e redução do suporte às agências. “Estamos realmente satisfeitos com nosso desempenho e com o caminho de volta à normalidade”, afirmou Isom.
A virada de jogo acontece pouco mais de um ano após a American acordar e voltar a investir no B2B, em maio do ano passado. Em outubro, o próprio CEO Robert Isom disse que a empresa tinha atingido o fundo do poço no 2T24, 11% abaixo de sua participação típica de reservas indiretas nos EUA. A American estima que a estratégia de focar nas vendas diretas, além de afastar os agentes de viagens, pode ter custado US$ 1,5 bilhão de prejuízo.
Entre 2023 e o início de 2024, a American havia removido mais da metade das tarifas dos sistemas tradicionais e cortado o apoio comercial ao canal indireto. A aposta era direcionar os consumidores ao seu site, aplicativo e canais com tecnologia NDC.
No segundo trimestre de 2024, por exemplo, a participação da companhia em vendas indiretas estava 11% abaixo de sua média histórica. Agora, esse número caiu para apenas 3%. Para o trimestre atual, a previsão é de queda de apenas 2%, com a expectativa de recuperação total até o fim de 2025.
Crescimento nas vendas corporativas e foco em produtos premium
Como parte do reposicionamento, a American reestruturou sua área de vendas com novas contratações e reintegrou seu conteúdo aos GDSs. Esses esforços resultaram em um crescimento de 10% nas vendas corporativas apenas no segundo trimestre.
A empresa também realizou melhorias no programa AAdvantage Business, voltado a pequenas e médias empresas, e tem investido em produtos premium para atrair viajantes corporativos e de alto padrão, mirando competir com Delta e United.