Europa terá tamanho padrão para artigos pessoais em voos comerciais
Nova diretriz busca encerrar a disparidade de regras para artigos colocados embaixo do assento à frente

A Airlines for Europe (A4E), principal associação de companhias aéreas da Europa, anunciou a adoção de uma medida única e oficial para artigos pessoais gratuitos em voos por todo o espaço europeu: até 40 centímetros de altura, 30 de largura e 15 de profundidade para aquela bagagem que vai sob o assento.
A regra segue a decisão tomada pelos Estados-membros da União Europeia no dia 5 de junho de 2025. O novo padrão se refere ao item pessoal não despachado que os passageiros podem levar gratuitamente na cabine. A implementação completa deverá ocorrer até o fim da temporada de verão de 2025.
A decisão segue uma orientação recente da União Europeia voltada à uniformização dos direitos dos passageiros. A nova diretriz busca encerrar a disparidade de regras entre companhias aéreas e proporcionar mais transparência e previsibilidade aos viajantes ao padronizar o tamanho máximo em 40 x 30 x 15 cm.
Isto porque, até então, não havia uma medida única e oficial para o item pessoal. Cada companhia aérea europeia definia suas próprias dimensões, o que gerava bastante confusão e variação entre as empresas. No entanto, algumas medidas comuns antes da padronização eram 40 x 20 x 25 cm, 45 x 36 x 20 cm (item pessoal gratuito) ou até mesmo 40 x 30 x 10 cm (para voos com tarifa econômica mais básica)
Apesar da padronização, as companhias poderão continuar autorizando itens maiores, a critério próprio, como já acontece atualmente. A ideia central é garantir que todos os passageiros tenham direito a pelo menos um item com essas dimensões, independentemente da companhia escolhida.
“A medida vai alinhar as companhias aéreas da A4E à decisão dos estados-membros e trazer mais clareza para os passageiros em toda a Europa. De viajantes corporativos a famílias, todos se beneficiarão de uma regra clara e uniforme”
Ourania Georgoutsakou, diretora-geral da A4E
Até agora, cada empresa tinha liberdade de estabelecer seus próprios limites, o que gerava confusão e, em muitos casos, custos extras inesperados no embarque. Segundo a A4E, a padronização é uma resposta direta às queixas frequentes de passageiros e a uma pressão crescente de reguladores europeus.
A medida já está em vigor e deverá ser implementada por todas as companhias-membro da associação, entre elas Ryanair, Lufthansa, Air France-KLM, IAG (grupo da Iberia e British Airways) e outras grandes operadoras do continente.
Ainda não há informações detalhadas sobre exceções para itens pessoais adicionais, como bolsas e mochilas, ou se haverá mudança nas regras de bagagem despachada. A expectativa é que mais detalhes sejam divulgados individualmente pelas companhias nos próximos dias.