Beatriz Contelli   |   31/07/2025 11:29

Latam amplia programa "Proa Direta", que incentiva jovens a se tornarem pilotos de avião

Iniciativa já impactou 400 pessoas e promove encontros para democratizar informações sobre a profissão


Unsplash/Jon Flobrant
Novo encontro do programa deve acontecer em Minas Gerais
Novo encontro do programa deve acontecer em Minas Gerais

A Latamestá ampliando o alcance do programa Proa Direta, criado para aproximar jovens talentos da carreira de piloto no País. Desde abril, a iniciativa já impactou mais de 400 pessoas com encontros presenciais em aeroclubes brasileiros. O objetivo é esclarecer dúvidas, compartilhar experiências e ampliar o acesso à informação sobre a profissão, que deve seguir em alta demanda nos próximos anos.

O Proa Direta já passou pelos aeroclubes de Jundiaí e Bragança Paulista (SP), Maringá (PR) e Florianópolis (SC), reunindo interessados em conversas com comandantes e copilotos da Latam Airlines Brasil. Durante os encontros, os profissionais compartilham detalhes da rotina, da formação e dos requisitos técnicos e comportamentais exigidos para atuar na aviação comercial.

“A carreira de piloto exige muito mais do que conhecimento técnico. É preciso preparo mental e habilidades decisivas para garantir a segurança de todos a bordo. Com o Proa Direta, estamos conseguindo orientar e inspirar quem sonha em voar com a gente”

Diretor de Operações da Latam Brasil, Harley Meneses

Além de aproximar futuros profissionais, o programa também busca engajar famílias, que muitas vezes são parte fundamental no investimento necessário para iniciar a formação. “Queremos mostrar para pais, mães e responsáveis qual é o caminho real e as oportunidades que essa carreira oferece”, completa Meneses.

No primeiro semestre de 2025, a companhia abriu mais de 300 vagas para copilotos e comandantes. Em 2024, superou em 70% sua meta de contratações de tripulantes técnicos no país. Hoje, a Latam emprega mais de 21 mil pessoas no Brasil, incluindo cerca de dois mil pilotos.

O próximo encontro do Proa Direta será realizado em Minas Gerais, com data a ser confirmada.

Como é o treinamento de pilotos

O treinamento de tripulantes técnicos que acabaram de entrar na Latam conta com uma duração média de três a quatro meses e é dividido em três fases:

  • Treinamento de Solo - primeira etapa, em que os novos pilotos estudam os sistemas da aeronave, temas técnicos, organizacionais, de legislação e regulamentação aeronáutica. Hoje, grande parte desse treinamento é on-line, enquanto os treinamentos práticos são realizados presencialmente na Academia Corporativa Latam;
  • Simulador de Voo - após a conclusão da fase de treinamento de solo, avançam para o treinamento em simulador, realizado em duplas com um instrutor qualificado, em centros de treinamento certificados. Nesta fase, são preparados para lidar com cenários normais e anormais. O treinamento é finalizado com uma sessão de avaliação por um examinador credenciado pela Anac, que confirma a aptidão dos pilotos para prosseguir à fase final de treinamento.
  • Instrução em Rota - essa é a fase final e de adaptação aos voos da Latam, em que os pilotos, acompanhados por um comandante instrutor, conhecem a rotina da empresa e se familiarizam com os seus aeroportos e locais de operação. Esta é a última etapa para qualificá-los como copilotos ou comandantes. Embora já estejam preparados desde a fase de instrução em simulador, devem passar por uma avaliação final em rota para voar regularmente sem a presença de um instrutor.

Após o treinamento inicial, todos os pilotos da Latam passam anualmente por treinamentos e exames de revalidação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados