SkyWest ameaça cancelar encomendas da Embraer por conta do tarifaço
Empresa cogita adiar ou cancelar compras da Embraer se tarifa a produtos do Brasil for mantida

A SkyWest Airlines, uma das maiores companhias aéreas regionais dos Estados Unidos, sinalizou que pode adiar ou até cancelar futuras encomendas de aeronaves da Embraer caso o governo norte-americano coloque mesmo em vigor, na próxima sexta-feira (1), as tarifas de até 50% sobre produtos importados do Brasil.
A alta representa um salto considerável frente à tarifa-padrão de 10% aplicada a produtos da maioria dos países. Se não houver exceção para o setor aeroespacial, a medida vai afetar diretamente o custo das aeronaves fabricadas pela Embraer.
O CEO da SkyWest, Chip Childs, foi direto: “Não estamos dispostos a pagar uma tarifa de 50% por novas entregas de aeronaves”. Embora a companhia tenha mantido sua previsão de produção para 2025, Childs indicou que a flexibilidade para adiar ou cancelar entregas futuras é uma vantagem estratégica.
A SkyWest opera atualmente uma das maiores frotas de jatos E175 do mundo e tem dezenas de unidades encomendadas até 2032. Só no mês passado, anunciou a compra de 16 novos E175s que serão operados em parceria com a Delta Air Lines, com entregas a partir de 2027.
Apesar da tensão com o Brasil, Childs demonstrou otimismo em relação ao relacionamento com a Embraer e com os parceiros de grande porte da companhia, afirmando que “todos estão comprometidos em encontrar soluções sustentáveis”.
Fonte: FlightGlobal