Governo da Argentina negocia isenção de visto para os Estados Unidos
Negociações podem permitir entrada de argentinos nos EUA sem visto para Turismo ou negócios de até 90 dias

O governo da Argentina iniciou oficialmente as tratativas para ingressar no Visa Waiver Program dos Estados Unidos, programa que permite a entrada de cidadãos em território norte-americano sem a necessidade de visto para estadias de até 90 dias, com fins de Turismo ou negócios.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28), durante visita oficial da secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, à Casa Rosada, sede do governo argentino. A negociação marca um passo importante na agenda bilateral entre os dois países, com potencial para beneficiar milhares de argentinos.
Apesar do movimento positivo, o processo para adesão ao programa é complexo e pode se estender por vários meses, dependendo de exigências técnicas e políticas. A decisão final cabe ao Departamento de Estado norte-americano, mesmo que todos os critérios técnicos sejam cumpridos.
Entre os requisitos exigidos estão:
- Emissão de passaportes eletrônicos;
- Troca aprimorada de informações de segurança entre os países;
- Taxa de rejeição de vistos inferior a 3%;
- Padrões elevados em segurança de fronteiras, antiterrorismo e documentação.
Se aprovado, o ingresso da Argentina no Visa Waiver representará uma significativa redução de custos e burocracia para os viajantes, além de ser um incentivo às viagens de curta duração entre os dois países.