Terremoto e alertas de tsunami impactam voos no Japão e Havaí
Aeroporto de Sendai teve sua pista fechada por tempo indeterminado, resultando no cancelamento de voos

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu a costa de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, na manhã desta quarta-feira (30), disparando alertas de tsunami não só na região, mas em destinos mais distantes como Polinésia Francesa e Chile. O terremoto danificou prédios e feriu várias pessoas na remota região russa, enquanto grande parte da costa leste do Japão recebeu ordens de evacuação, assim como partes do Havaí (EUA).
Por conta disso, Alaska Airlines e Hawaiian Airlines suspenderam temporariamente os voos com destino ao estado norte-americano e ativaram políticas de waiver, permitindo remarcações sem cobrança de taxa adicional.
A Hawaiian Airlines declarou nas redes sociais que monitora a situação e orienta os passageiros, enquanto o Alaska Air Group, que controla a companhia, informou que mantém contato com autoridades aeroportuárias e de segurança civil.
No Japão, o impacto foi mais severo: quase dois milhões de pessoas foram evacuadas de áreas de risco. Neste caso, o aeroporto de Sendai teve sua pista fechada por tempo indeterminado, resultando no cancelamento de diversos voos.
Segundo o site japonês TRAICY, as companhias All Nippon Airways (ANA), Japan Airlines, AIRDO e IBEX Airlines suspenderam operações em Sendai e também em aeroportos de Kushiro e Hakodate.
Entre os voos internacionais afetados estão aqueles operados pelas taiwanesas EVA Airways, Starlux Airlines e Tigerair Taiwan, que cancelaram viagens previstas para Sendai.
Além de Japão e Havaí, países como México, Peru, Equador, Chile, Nova Zelândia e a costa oeste dos Estados Unidos foram colocados em estado de alerta nas primeiras horas após o tremor. No entanto, até o momento, não há relatos de grandes danos fora da Rússia e do Japão, bem como cancelamento de voos.
Fonte: FlightGlobal e Aerotime