Abear lança novo posicionamento de marca: ciclo virtuoso da aviação brasileira
Foco da entidade está na redução dos custos e expansão da aviação civil brasileira

A Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) lançou o novo posicionamento de sua marca, que, segundo a entidade, traduz seu compromisso de buscar um novo ciclo virtuoso da aviação brasileira. A associação defende o fortalecimento das políticas de inclusão da classe C no setor aéreo para atingir 140 milhões de passageiros transportados por ano até 2030. O foco está, portanto, na redução dos custos e expansão da aviação civil brasileira.
O evento contou com a presença do secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca; o presidente da Embratur, Marcelo Freixo; o presidente da CNT, Vander Costa; além do presidente da Abear, Juliano Noman, e dos CEOs da Azul (John Rodgerson), Gol (Celso Ferrer) e Latam (Jerome Cadier).
“Além da segurança, nossa obsessão é a agenda de redução de custos. Nosso objetivo é propor o debate de soluções que apontem para a melhora do ambiente de negócios e o aumento da competitividade das empresas brasileiras”, afirmou. “A judicialização, por exemplo, deve bater recorde em 2025, representando mais de R$ 1 bilhão em custos para as companhias. Temos que endereçar essa agenda que não reflete os altos indicadores de pontualidade e regularidade do transporte aéreo brasileiro.”
Juliano Noman, presidente da Abear
Tomé Franca destacou os sucessivos recordes do setor, como o de passageiros transportados no primeiro semestre de 2025, que superou os níveis de 2019. "Este ano esperamos um número de passageiros transportados de 121 milhões e não temos dúvida de que esse número será ultrapassado", disse.
Marcelo Freixo afirmou que, em 2024, 6,7 milhões de turistas internacionais foram registrados, o maior número já registrado, gerando US$ 7,3 bilhões ao País.
No primeiro semestre de 2025, o setor registrou 61,8 milhões de passageiros ante 57,4 milhões no mesmo período de 2019, representando crescimento de 10% em relação ao ano passado, com 6 milhões de passageiros a mais.