Artur Luiz Andrade   |   17/08/2025 15:48
Atualizada em 17/08/2025 15:55

Air Canada adia volta de voos para amanhã (segunda, 18), após novo impasse com comissários

Sindicato teria sugerido que comissários desobedeçam ordem do governo canadense

Reprodução/Youtube Air Canada

Os voos da Air Canada, que voltaria progressivamente a ser operados a partir da noite deste domingo, 17 de agosto, agora só devem voltar a partir da noite de segunda-feira, 18. Isso porque, segundo comunicado da Air Canada, o Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CEPE) teria orientado os comissários de bordo a desobedecer a ordem do governo para a volta dos trabalhos imediatamente. Dessa forma, o impasse retorna e a companhia canadense agora trabalha com a data de segunda-feira para o retorno. A Air Canada esperava voltar a operar 240 voos hoje, de um total de cerca de 700 diários em operações normais.

A empresa oferece reembolso integral aos clientes e a possibilidade de colocá-los em voos de outras companhias, de acordo com a disponibilidade.

Veja comunicado da empresa:

"A Air Canada anunciou que suspendeu seu plano de retomar hoje um número limitado de voos da Air Canada e da Air Canada Rouge, após o Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE) ter orientado ilegalmente seus membros, comissários de bordo, a desrespeitarem a determinação do Canada Industrial Relations Board (CIRB) para retorno ao trabalho. A companhia informou que os voos serão retomados a partir da noite de amanhã.

Todas as operações da Air Canada e da Air Canada Rouge haviam sido suspensas em 16 de agosto de 2025, em razão de uma greve do CUPE. Em cumprimento à decisão do Governo do Canadá, o CIRB ordenou a retomada das atividades da companhia e determinou o retorno dos comissários de bordo ao trabalho. Essa ordem encerrou tanto a greve do CUPE quanto o lockout imposto pela Air Canada em resposta. Aproximadamente 240 voos, programados para começar a operar na tarde de hoje, foram cancelados. Em condições normais, as companhias operam cerca de 700 voos diários.

Clientes com voos cancelados serão notificados e são fortemente aconselhados a não se dirigir ao aeroporto, a menos que tenham voos confirmados em outras companhias aéreas. A Air Canada oferecerá opções aos passageiros afetados, incluindo reembolso integral ou crédito para viagens futuras. A empresa também se compromete a remarcar clientes em voos de outras companhias, embora a disponibilidade esteja limitada devido à alta temporada de viagens de verão.

Os voos da Air Canada Express, operados pela Jazz ou pela PAL, continuam funcionando normalmente."



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados