Devido à greve, Air Canada suspenderá voos gradualmente nas próximas 72 horas
Companhia aérea diz que buscou arbitragem governamental para resolver a situação, mas sem sucesso

A Air Canada emitiu um aviso legal de greve de 72 horas ao Sindicato Canadense de Funcionários Públicos (CUPE), que representa 10 mil comissários de bordo da Air Canada e da Air Canada Rouge. Diante disso, a companhia aérea iniciará uma redução gradual da maioria de suas operações, que será concluída nos próximos três dias. A empresa também buscou arbitragem governamental para resolver a situação.
Apesar de oito meses de negociações, que incluíram a assistência de conciliadores federais e uma oferta para entrar em arbitragem vinculativa, a Air Canada não conseguiu chegar a um acordo provisório com o sindicato. Segundo a companhia, foi apresentada uma proposta em 11 de agosto, que não buscava concessões em troca de seus comissários de bordo e previa um aumento de 38% na remuneração total ao longo de quatro anos.
A oferta também abordou a questão do pagamento em terra, melhores pensões e benefícios, maior descanso da tripulação e continha outras melhorias. Em uma tentativa adicional de evitar interrupções nas viagens, a Air Canada também ofereceu ao CUPE entrar em arbitragem vinculativa de terceira parte para resolver os pontos pendentes da discussão. O sindicato respondeu emitindo um aviso para iniciar a greve em 16 de agosto.
"Lamentamos o impacto que uma interrupção terá sobre nossos clientes, stakeholders e as comunidades que atendemos. No entanto, a conduta decepcionante dos negociadores do CUPE e a intenção declarada do sindicato de iniciar uma greve nos colocam em uma posição em que nossa única ação responsável é garantir a segurança, implementando uma suspensão ordenada das operações da Air Canada e da Air Canada Rouge por meio de um lockout"
Michael Rousseau, presidente e CEO da Air Canada
Comunicado Air Canada
"A Air Canada foi levada a tomar a decisão de aplicar o lockout aos seus comissários de bordo e lamenta o impacto que a suspensão das operações terá sobre os clientes, em decorrência do aviso de greve emitido pelo sindicato em pleno período de alta demanda de viagens.
Contudo, como demonstrado por eventos recentes em outras companhias aéreas, paralisações inesperadas ou desorganizadas geram transtornos muito mais graves do que suspensões planejadas. Uma redução controlada permite que a Air Canada avise os clientes com antecedência, reduza o risco de passageiros ficarem retidos, dê tempo para que a companhia e os clientes busquem alternativas de viagem e ofereça mais previsibilidade.
Uma interrupção não planejada também representa um grande risco para a empresa e seus demais empregados. A Air Canada opera globalmente para cerca de 65 países em seis continentes, com uma frota de 259 aeronaves. Ao posicionar de forma estratégica aeronaves e tripulações antes de uma possível paralisação, a companhia poderá realizar manutenções de rotina necessárias e restabelecer o serviço regular com mais rapidez.
Os primeiros voos devem ser cancelados em 14 de agosto, seguidos por mais cancelamentos em 15 de agosto, com a interrupção total das operações da Air Canada e da Air Canada Rouge em 16 de agosto.
Informações para clientes
Clientes com voos cancelados serão notificados e terão direito a reembolso integral, que pode ser solicitado no site www.aircanada.com ou no aplicativo da Air Canada. A empresa fez acordos com outras companhias aéreas canadenses e estrangeiras para oferecer, na medida do possível, opções alternativas de viagem. Os clientes serão informados sobre eventuais alternativas identificadas, mas, devido à alta demanda do período de verão, a disponibilidade nessas companhias será limitada e, em muitos casos, não estará disponível de imediato.
A Air Canada adotou outras medidas para reduzir o impacto sobre os clientes, incluindo uma política flexível de remarcação para todos, permitindo alterar ou adiar a viagem sem custo adicional. Em todos os casos, a Air Canada informará os passageiros sobre seus direitos previstos nas normas aplicáveis em caso de cancelamento ou atraso, e cumprirá suas obrigações regulatórias.
A companhia recomenda fortemente que os clientes não se dirijam ao aeroporto sem uma reserva confirmada e sem verificar se o voo consta como operando (verifique o status em www.aircanada.com ou no aplicativo antes de sair de casa). Também recomenda o uso das ferramentas de autoatendimento, pois os tempos de espera nos centros de contato devem ser significativamente elevados.
Informações adicionais para clientes, incluindo um FAQ, estão disponíveis em www.aircanada.com/action."