Justiça declara greve da Air Canada ilegal e ordena volta imediata dos comissários
Determinação judicial encerra oficialmente a paralisação que começou na madrugada de 16 de agosto

Volta ao trabalho imediatamente. Essa é a ordem da Justiça do Canadá aos dez mil comissários de bordo da Air Canada que estão em greve. O Canada Industrial Relations Board (CIRB) declarou ilegal a paralisação e ordenou que a liderança do Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE) direcione seus membros de volta. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira, 18 de agosto, após audiência realizada no domingo.
A determinação judicial encerra oficialmente a paralisação que começou na madrugada de 16 de agosto e resultou no cancelamento de todos os voos da Air Canada e Air Canada Rouge. Segundo a companhia, aproximadamente 500 mil clientes tiveram seus voos cancelados desde o início da greve.
Ordens específicas do tribunal para volta do trabalho
O CIRB estabeleceu três ordens principais em sua decisão. Primeiro, determinou que o sindicato e seus dirigentes cessem imediatamente todas as atividades que declaram ou autorizam a greve ilegal de seus membros e direcionem os trabalhadores da categoria a retomar suas funções.
Segundo, os membros do sindicato devem retomar o desempenho de suas funções imediatamente e se abster de participar de atividades grevistas ilegais. Por fim, o sindicato e seus dirigentes devem fornecer aviso público por escrito, por meio de seu site ou outros meios, a todos os membros até às 12h desta segunda-feira, informando que revogaram a declaração ou autorização de atividades grevistas e que todos os membros são obrigados a retomar suas funções.
Tentativa frustrada de retorno no domingo
A Air Canada havia planejado reiniciar gradualmente suas operações no domingo, 17 de agosto, com aproximadamente 240 voos programados para operar. No entanto, a companhia foi obrigada a cancelar esses voos após a liderança do CUPE orientar ilegalmente seus membros a desobedecerem a determinação anterior do CIRB para retorno ao trabalho.
A situação criou um impasse adicional que prolongou os transtornos para os passageiros. A companhia opera normalmente cerca de 700 voos diários, e a paralisação completa desde sexta-feira causou um efeito cascata significativo em toda a malha aérea.
Contexto da greve da Air Canada
A greve teve início à 00h58 de 16 de agosto, após o CUPE entregar à Air Canada um aviso legal de greve de 72 horas no dia 13 de agosto. Os comissários reivindicavam principalmente aumentos salariais e mudanças na forma de contabilizar as horas trabalhadas, entre outros benefícios.
Durante as negociações, a Air Canada havia apresentado uma proposta que incluía aumento de 38% na remuneração total ao longo de quatro anos. A oferta previa que as taxas horárias chegariam a US$ 94 por hora no primeiro ano, com pagamento por hora aumentando de 12% a 16% no primeiro ano através de uma combinação de 8% de aumento no salário-hora mais outro aumento de 4% a 8% por meio de uma nova fórmula de pagamento em solo.