Latam considera utilizar aeronaves Embraer para expandir alcance regional
Em busca de maior alcance regional, companhia estuda incorporar modelos E2, da Embraer, além de A220

A Latam Airlines está analisando a incorporação de aeronaves da fabricante brasileira Embraer à sua frota. A informação, divulgada no relatório trimestral da companhia aérea, representa uma potencial mudança significativa em sua estratégia, já que atualmente opera exclusivamente com aeronaves Boeing e Airbus.
De acordo com o documento oficial da Latam, a companhia identificou "oportunidades de médio prazo para crescimento incremental na maioria dos mercados onde as afiliadas do grupo operam". Nesse contexto, a empresa está avaliando a aquisição de aeronaves adicionais de diversos fabricantes e arrendadores, entre eles aviões da Embraer, como o E2, e da própria Airbus, como A220.
O relatório especifica que a análise inclui "adições à sua frota de aeronaves wide-body e narrow-body, esta última incluindo aeronaves da família A320, bem como outros jatos menores de fabricantes como Airbus e Embraer".
Foco da Latam no transporte regional
A estratégia da Latam tem como objetivo principal "atender e expandir o transporte de passageiros na região e o tráfego de carga nos mercados regionais". A incorporação de aeronaves menores, como as da Embraer, seria fundamental para conectar destinos com menor demanda de passageiros, complementando a operação das aeronaves de maior porte.
A companhia ressalta que "a materialização dessas opções depende de vários fatores, incluindo a disponibilidade de aeronaves e a evolução dos mercados em que o grupo opera".
Coincidentemente ou não, o anúncio da Latam Airlines acontece em um momento de redução significativa da malha aérea da Azul Linhas Aéreas, a empresa aérea de maior alcance regional no Brasil, graças justamente a uma frota pulverizada, com vários modelos. Nesta segunda-feira, foi anunciado um corte de mais de 50 rotas e 13 cidades por parte da Azul.