United Airlines sofre pane tecnológica e atrasa mais de mil voos nos EUA
Newark (EWR), San Francisco (SFO), Chicago OHare (ORD), Denver (DEN) foram os aeroportos mais afetados

A United Airlines enfrentou um grave problema tecnológico que provocou a paralisação temporária de seus voos em todo o território dos Estados Unidos. Segundo a companhia aérea, o incidente foi causado por uma falha no sistema de computador responsável pelo cálculo de peso e balanceamento das aeronaves, uma etapa considerada essencial para garantir a segurança durante a decolagem.
A falha teve início pouco depois das 18h (horário do leste dos EUA) desta quarta-feira (6) e levou a empresa a determinar um ground stop (quando aviões são impedidos de decolar) para todos os voos da malha principal (mainline) da companhia. Por outro lado, os voos que já estavam em andamento seguiram normalmente até o destino, e operações da United Express, que atende rotas regionais, não foram afetadas.
De acordo com a plataforma FlightAware, mais de 1 mil voos foram atrasados e pelo menos 40 cancelados até o fim da noite. A companhia confirmou que o sistema foi restabelecido ainda na quarta-feira, mas alertou para possíveis atrasos residuais ao longo da quinta-feira, enquanto tenta normalizar suas operações.
“Estamos trabalhando com os clientes para levá-los aos seus destinos após a interrupção tecnológica. O problema técnico subjacente foi resolvido e, embora esperemos atrasos residuais, nossa equipe está empenhada em restaurar a normalidade de nossas operações"
United Airlines, em comunicado oficial
A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) já confirmou estar ciente da falha e declarou que o problema era exclusivo da United Airlines, sem ligação com o sistema geral de controle de tráfego aéreo no país. A empresa esclareceu ainda que não se tratou de um ataque cibernético.
Os principais aeroportos afetados com o ground stop foram hubs da companhia, incluindo Newark (EWR), San Francisco (SFO), Chicago O’Hare (ORD), Denver (DEN) e Houston (IAH). A situação, no entanto, já está em processo de normalização, mas passageiros que voam com a United ainda nesta quinta-feira devem verificar o status de seus voos antes de se dirigirem ao aeroporto.
Por conta da instabilidade operacional, a companhia aérea anunciou que irá cobrir despesas com alimentação e hospedagem para os passageiros impactados.