Beatrice Teizen   |   11/09/2025 11:16

No Conarec 2025, Latam defende uso da tecnologia para ampliar cuidado humano

Jerome Cadier destacou que futuro do setor será de empresas centradas em IA, mas com foco nas pessoas

Divulgação
Jerome Cadier durante o Conarec 2025
Jerome Cadier durante o Conarec 2025

Durante o Conarec 2025, evento global de experiência do cliente realizado em São Paulo (SP) nesta semana, a Latam defendeu que a tecnologia deve ampliar e potencializar o cuidado humano, e não substituí-lo.

No palco principal, o CEO da aérea, Jerome Cadier, afirmou que a inteligência artificial já permite resolver demandas simples de forma automática e oferecer às equipes mais contexto para decisões rápidas e assertivas, mas ressaltou: “o transporte aéreo continua sendo, acima de tudo, físico e humano”.

Além da presença de Cadier, a Latam Brasil também participou de outros dois painéis do evento. No debate “Do Conflito ao Diálogo: Como Prevenir Litígios?”, Rogério Martes, gerente jurídico, destacou a importância da escuta ativa e da transparência para alinhar expectativas e reduzir judicializações excessivas no Brasil.

Ele também ressaltou que a transformação da experiência começa pela cultura interna: é essencial que cada colaborador incorpore os valores da companhia para que eles se reflitam no atendimento ao cliente.

Já no painel “Tecnologia e Inclusão”, Rômulo Machado, gerente sênior de Customer Care, apresentou iniciativas de acessibilidade, como a Central de Intérpretes de Libras, que torna a jornada de viagem mais inclusiva para clientes surdos no site, Contact Center e aeroportos atendidos pela Latam.

Machado reforçou que a tecnologia deve ampliar o cuidado humano, não substituí-lo, com triagens capazes de identificar casos sensíveis desde o início e fornecer às equipes contexto e ferramentas para decisões rápidas, consistentes e seguras.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatrice Teizen

Conteúdos por

Beatrice Teizen

Beatrice Teizen tem 6434 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Jornalista formada pela PUC-SP, com experiência em redações como Forbes Brasil e Agora São Paulo, além de colaborações para CNN Brasil e UOL. Entrou na PANROTAS em 2017, com foco especialmente no PANROTAS Corporativo, e, desde 2021, atua como coordenadora de redação