Pedro Menezes   |   01/09/2025 10:21
Atualizada em 01/09/2025 10:42

Raphael de Lucca não é mais Country Manager da Copa Airlines no Brasil

Raphael ocupou cargos de gerente de vendas e Country Manager, quando assumiu a liderança da operação


Divulgação
Raphael de Lucca deixou a Copa Airlines após mais de cinco anos
Raphael de Lucca deixou a Copa Airlines após mais de cinco anos

Depois de mais de cinco anos à frente da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca se despediu da companhia na última sexta-feira (30/8). Neste tempo, Raphael ocupou cargos de gerente de vendas e Country Manager, quando assumiu a liderança da operação brasileira em janeiro de 2020, poucos meses antes da pandemia.

"Assumi essa missão em janeiro de 2020, poucos meses antes de sermos surpreendidos por uma pandemia que paralisou o mundo. Desde então, enfrentei, junto com uma equipe incrível, momentos que testaram a nossa resiliência: a suspensão de voos por conta da Covid-19, o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, e ainda a paralisação temporária dos voos com o Boeing 737 MAX durante um período de alta estação. Tenho muito orgulho da recuperação das nossas operações no Brasil, da maior aproximação com os agentes de viagens, da evolução estratégica da equipe e do fortalecimento da conexão entre nosso escritório local e nossa matriz no Panamá"

Raphael de Lucca, ex-Country Manager da Copa Airlines

Raphael de Lucca já tem futuro garantido. Começará um novo desafio nesta semana. Segundo fontes ligadas à PANROTAS, o executivo assumirá o comando de uma companhia aérea europeia no Brasil. Já na Copa Airlines, a atual gerente de Vendas, Monica Afonso, deve assumir o cargo de Country Manager.

"Deixo a Copa com sentimento de gratidão. À equipe que esteve comigo em todos os momentos, aos agentes de viagens e parceiros comerciais que caminharam ao nosso lado, e também a todos que fizeram parte dessa jornada: muito obrigado", informou Raphael de Lucca em seu comunicado.

Com mais de 20 anos de experiência no setor de Turismo, o executivo ocupou diferentes posições em grandes players do mercado antes de ingressar na Copa Airlines, como Hotel Hilton São Paulo Morumbi, Hotel Grand Hyatt São Paulo, Booking.com e Aviareps (Ethiopian Airlines). O executivo é formado em Hotelaria pelo Senac/SP e possui MBA em Administração pela EAESP/FGV.

Copa Airlines comemora 25 anos de Brasil

Divulgação
Copa Airlines está comemorando 25 anos de operações no Brasil
Copa Airlines está comemorando 25 anos de operações no Brasil

Raphael deixa a companhia no momento em que a mesma está comemorando 25 anos de operações no Brasil! Sua primeira rota, entre São Paulo/Guarulhos e Cidade do Panamá, foi inaugurada no dia 29 de junho de 2000. Hoje, exatamente duas décadas e meia depois, a companhia panamenha domina boa parte do País, com voos diretos também para Belo Horizonte/Confins, Rio de Janeiro, Brasília, Florianópolis, Porto Alegre e Manaus.

Em uma de suas últimas aparições como Country Manager, Raphael anunciou a retomada de suas operações entre Cidade do Panamá e Salvador, em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, em julho. As operações desta rota começam em 2026.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados