South African Airways cresce 30% em passageiros e amplia oferta para o verão
Country manager da aérea destaca facilidade de acesso e diversidade turística do destino como atrativos

A South African Airways está prestes a completar dois anos da retomada de suas operações no Brasil e já se prepara para ampliar sua malha aérea durante a alta temporada de verão.
Com um crescimento de 30% no número de passageiros em comparação ao ano passado, a companhia anunciou que, entre dezembro e fevereiro, adicionará dois novos voos semanais na rota São Paulo–Joanesburgo. A expectativa é avaliar a performance dessas operações para manter os voos adicionais na malha aérea.
Com a expansão, a SAA passará a operar seis voos semanais ligando o Brasil à África do Sul: quatro na rota São Paulo–Joanesburgo e dois na São Paulo–Cape Town. Segundo o country manager da companhia, Gabriel Gomes, a ligação direta com Cape Town tem se mostrado atrativa para os brasileiros, tanto pela conveniência — apenas 7h30 de voo — quanto pela diversidade da oferta turística.
“Muitos viajantes chegam à África do Sul por Joanesburgo para realizar safáris, mas escolhem retornar via Cape Town, atraídos pelas vinícolas e praias. A partir de dezembro, a SAA também disponibilizará uma conexão direta entre Cape Town e as Ilhas Maurício, ampliando ainda mais as opções para os passageiros”
Gabriel Gomes, country manager da South African Airways
O country manager compartilha que os brasileiros ainda não conhecem o potencial da África do Sul, mas que o destino tem atraído um perfil diversificado de visitantes. A companhia transporta desde estudantes interessados em cursos em Cape Town até turistas esportivos — atraídos pelo rúgbi, surfe e esportes radicais —, além do enoturismo, da gastronomia e, claro, dos safáris. Segmentos como lua de mel e o público 60+ também vêm crescendo, especialmente para Cape Town e Ilhas Maurício.
Parte dessas operações será realizada com aeronaves da HiFly, em razão dos processos de manutenção obrigatória da frota própria da SAA. De acordo com o executivo, esses aviões já integraram a frota da South African Airways e mantêm interiores idênticos aos atuais, garantindo que não haja qualquer impacto na experiência do passageiro.
Momento positivo para vender
Gabriel Gomes destaca que o momento é positivo para vender a África do Sul como um destino diferenciado e de excelente custo-benefício. Entre as vantagens estão a dispensa de visto para brasileiros, voos diretos e rápidos, além da parceria com a Gol, que amplia a conectividade a partir de outras cidades do País.
No que diz respeito à expansão na América do Sul, a South African Airways encara a consolidação do mercado de São Paulo como prioridade para reafirmar seu protagonismo na ligação entre o Brasil e a África do Sul. O objetivo da companhia é alcançar operações diárias, oferecendo um produto mais consistente e, depois, deverá considerar a entrada em mercados secundários, como Rio de Janeiro e Buenos Aires.