Beatriz Contelli   |   08/09/2025 16:08

South African Airways cresce 30% em passageiros e amplia oferta para o verão

Country manager da aérea destaca facilidade de acesso e diversidade turística do destino como atrativos


PANROTAS / Filip Calixto
Gabriel Gomes, country manager da SAA para o Brasil
Gabriel Gomes, country manager da SAA para o Brasil

A South African Airways está prestes a completar dois anos da retomada de suas operações no Brasil e já se prepara para ampliar sua malha aérea durante a alta temporada de verão.

Com um crescimento de 30% no número de passageiros em comparação ao ano passado, a companhia anunciou que, entre dezembro e fevereiro, adicionará dois novos voos semanais na rota São Paulo–Joanesburgo. A expectativa é avaliar a performance dessas operações para manter os voos adicionais na malha aérea.

Com a expansão, a SAA passará a operar seis voos semanais ligando o Brasil à África do Sul: quatro na rota São Paulo–Joanesburgo e dois na São Paulo–Cape Town. Segundo o country manager da companhia, Gabriel Gomes, a ligação direta com Cape Town tem se mostrado atrativa para os brasileiros, tanto pela conveniência — apenas 7h30 de voo — quanto pela diversidade da oferta turística.

“Muitos viajantes chegam à África do Sul por Joanesburgo para realizar safáris, mas escolhem retornar via Cape Town, atraídos pelas vinícolas e praias. A partir de dezembro, a SAA também disponibilizará uma conexão direta entre Cape Town e as Ilhas Maurício, ampliando ainda mais as opções para os passageiros”

Gabriel Gomes, country manager da South African Airways

O country manager compartilha que os brasileiros ainda não conhecem o potencial da África do Sul, mas que o destino tem atraído um perfil diversificado de visitantes. A companhia transporta desde estudantes interessados em cursos em Cape Town até turistas esportivos — atraídos pelo rúgbi, surfe e esportes radicais —, além do enoturismo, da gastronomia e, claro, dos safáris. Segmentos como lua de mel e o público 60+ também vêm crescendo, especialmente para Cape Town e Ilhas Maurício.

Parte dessas operações será realizada com aeronaves da HiFly, em razão dos processos de manutenção obrigatória da frota própria da SAA. De acordo com o executivo, esses aviões já integraram a frota da South African Airways e mantêm interiores idênticos aos atuais, garantindo que não haja qualquer impacto na experiência do passageiro.

Momento positivo para vender

Gabriel Gomes destaca que o momento é positivo para vender a África do Sul como um destino diferenciado e de excelente custo-benefício. Entre as vantagens estão a dispensa de visto para brasileiros, voos diretos e rápidos, além da parceria com a Gol, que amplia a conectividade a partir de outras cidades do País.

No que diz respeito à expansão na América do Sul, a South African Airways encara a consolidação do mercado de São Paulo como prioridade para reafirmar seu protagonismo na ligação entre o Brasil e a África do Sul. O objetivo da companhia é alcançar operações diárias, oferecendo um produto mais consistente e, depois, deverá considerar a entrada em mercados secundários, como Rio de Janeiro e Buenos Aires.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Beatriz Contelli

Conteúdos por

Beatriz Contelli

Beatriz Contelli tem 4986 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!