Sueca Braathens entra com pedido de falência para operação com aeronaves Airbus
Falência vale para a unidade Braathens International Airways, destinada a voos de operadoras de Turismo

O grupo de aviação sueco Braathens entrou com pedido de falência para sua unidade Braathens International Airways, uma operação com aeronaves Airbus que foi estabelecida em 2022 para voos de operadoras de Turismo.
“Isso significa que todos os voos da Airbus para operadoras de Turismo são cancelados imediatamente. As empresas têm um total de aproximadamente 200 funcionários, todos cobertos pela garantia salarial estatal”
Grupo Braathens em comunicado no site
No final de agosto, o Conselho de Administração da Braathens decidiu focar em uma frota crescente do turboélice ATR72-600, enquanto as aeronaves Airbus vinculadas a acordos com operadoras de Turismo e outras companhias aéreas seriam gradualmente desativadas.
Naquela época, o Conselho de Administração e a gerência estavam em processo de busca por financiamento para a continuidade das operações durante a desativação e liquidação da frota Airbus. As iniciativas de financiamento iniciadas pela empresa não foram bem-sucedidas e, como resultado, o Conselho de Administração da Braathens International Airways AB foi forçado a solicitar a falência no Tribunal Distrital de Estocolmo para as empresas ligadas à operação Airbus – a Braathens International Airways AB e a Braathens Crew AB.
Vale destacar que as empresas Braathens Regional Airlines AB, Braathens Regional Airways AB, Braathens People AB e Braathens Support AB não estão sujeitas ao processo de falência. As operações continuam nessas empresas, o que significa que os voos ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro) da Braathens para outras companhias aéreas com o ATR72-600 continuam conforme o planejado.
Agora terão início os processos subsequentes, como negociações sindicais, principalmente relacionadas a excedentes de pessoal na administração devido à liquidação da operação Airbus. Em breve, o Conselho de Administração e a gerência tomarão medidas para preservar as partes do negócio onde há demanda e viabilidade de longo prazo. O objetivo é continuar a cumprir os acordos e, a longo prazo, preservar empregos dentro do negócio.
Trajetória da Braathens International Airways
A Braathens International Airways AB foi estabelecida em 2022 para oferecer voos Airbus para operadoras de Turismo. O cenário se tornou mais complexo do que o esperado e atrasos na entrega de aeronaves, juntamente com custos operacionais e de implantação mais altos resultaram em desafios financeiros.
Em 2023, o grupo de empresas passou por uma reestruturação, para a qual a situação na Braathens International Airways AB foi contribuiu fortemente. Desde então, a demanda das operadoras de Turismo continuou a diminuir e, apesar das medidas de redução de custos, isso não foi suficiente para garantir a continuidade das operações.