Azul reestrutura área comercial e reforça parceria com agências e operadoras
Previsão da companhia para a saída do Chapter 11 continua sendo o primeiro trimestre de 2026

RIO DE JANEIRO - Esta Abav Expo 2025 é a primeira feira em que a Azul Linhas Aéreas participa com sua equipe devidamente segmentada por unidade de negócio, o que faz parte do processo de reestruturação comercial e também deste novo capítulo de sua história em meio ao processo de Chapter 11.
A previsão da companhia para a saída do processo nos Estados Unidos continua sendo o primeiro trimestre de 2026. Até lá, a ideia é fortalecer a presença em todos os segmentos de negócio, do corporativo ao lazer, além de ampliar a proximidade com todos os canais de venda. Foi o que disse Daniel Bicudo, vice-presidente comercial, e Ricardo Bezerra, gerente sênior comercial da Azul, em entrevista ao Portal PANROTAS nesta Abav Expo 2025.
“Estamos reestruturando a área comercial para aproximar todos os segmentos e todos os canais. O Anderson Serafim assume toda a parte corporativa e consolidação, enquanto o Ricardo Bezerra fica com o lazer, que vem da origem dele, da Azul Viagens, buscando um equilíbrio e uma abordagem mais segmentada”
Daniel Bicudo, vice-presidente comercial da Azul
Segundo Bicudo, a companhia quer reforçar a parceria com operadoras e consolidadores, e não apenas com a Azul Viagens. “Nosso caminho é estar mais perto de todos os canais: consolidador, operadora e agente de viagens. Por isso a Abav é super relevante para nós, porque é o evento do agente de viagens”, diz o executivo.

A propósito, o share entre os canais B2B e B2C da Azul Viagens, segundo ele, “está bem equilibrado”. A estratégia, no entanto, é reforçar também o canal direto, com a integração completa da Azul Viagens ao site voeazul.com.br, que agora oferece todo o portfólio de pacotes e produtos da operadora.
E a confiança dos agentes de viagem se manteve intacta, agora de acordo com Ricardo. “As vendas vêm crescendo mês a mês. O agente faz parte da nossa experiência, porque é ele quem está na ponta, ouvindo o cliente. Nosso NPS está subindo consistentemente, reflexo da operação segura e da melhor experiência entregue.”
O novo modelo comercial segmentado, comentado mais acima, é a base dessa estratégia. “Temos gerentes específicos para lazer, corporativo e consolidador, justamente para ouvir melhor cada parceiro, entender suas dores e adaptar nossa entrega”, completa Bezerra.
Saída do Chapter 11 e foco em eficiência

Bicudo confirmou que a Azul está cumprindo o cronograma previsto para encerrar o Chapter 11 no primeiro trimestre de 2026. “Estamos dentro do que prometemos aos investidores e aos nossos parceiros. Vamos sair do processo no mesmo período que comunicamos, e com uma Azul mais forte”, garantiu.
A prioridade, segundo o VP, é entregar confiabilidade e qualidade operacional. “Fomos a companhia mais pontual do mundo em julho, agosto e setembro, com índice de 92,1%. O cliente percebe isso, e essa entrega é o que sustenta a confiança no processo de reestruturação", complementou o executivo.
Questionado sobre a perda de participação de mercado frente a Gol e Latam, algo natural de uma reestruturação de malha em meio ao Chapter 11, Bicudo foi direto: “Buscamos uma rentabilidade mais estruturada naquilo em que somos fortes. Também estamos reforçando a internacionalização da marca, com equipe comercial na Europa e nos Estados Unidos", destacou Bicudo.
Alta temporada com foco em lazer e parcerias

Ricardo Bezerra, por sua vez, destacou que a temporada de verão 2025/26 vem com ajustes para garantir maior rentabilidade, mas sem perder a diversidade de destinos. “Reforçamos o lazer com voos diários de Congonhas para Natal, Fortaleza, Maceió, Ilhéus, Jericoacoara e outros destinos. A Azul sempre busca rentabilidade, mas também uma oferta diferente para o mercado”, explica.
Segundo Ricardo, a segmentação comercial permitiu abrir o inventário da Azul também para outras operadoras, além da Azul Viagens. “Hoje, 30% desses voos estão bloqueados para operadoras parceiras, que passam a vender nossos assentos. Isso amplia o alcance e traz novos clientes de todos os canais”, disse ele.
No total, serão 520 mil assentos adicionais dedicados ao lazer na alta temporada. A Azul também reporta 45% de conversão dos voos corporativos para lazer durante o período de férias, reflexo direto do novo modelo comercial. “Já crescemos 40% ano contra ano até setembro, e só nos voos de Congonhas o aumento foi de 22% em relação à temporada anterior”, afirma Bezerra.
Frota diversificada e foco no “Brasil profundo”

Questionado pelo Portal PANROTAS sobre uma renovação de frota com menos modelos, diminuindo assim o custo operacional, Bicudo descartou qualquer mudança. "Nossa vocação é o Brasil profundo. A diversidade de frota — do Caravan ao A320 — é essencial para entregar o melhor serviço. Não vamos padronizar como nossos concorrentes, porque isso nos permite chegar a lugares onde outros não chegam”, afirma Bicudo.
Hoje, a companhia opera 137 destinos, reforçando sua malha regional a partir dos três principais hubs: Recife, Viracopos e Confins. “A prioridade da Azul é o Brasil. Tudo o que fazemos em termos de adequação de frota é para continuar chegando a qualquer canto do País”, reforça o executivo.
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