Pedro Menezes   |   09/10/2025 17:29

Azul reestrutura área comercial e reforça parceria com agências e operadoras

Previsão da companhia para a saída do Chapter 11 continua sendo o primeiro trimestre de 2026

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Bezerra, Daniel Bicudo, Eduardha Borin e Anderson Serafim, da Azul
Ricardo Bezerra, Daniel Bicudo, Eduardha Borin e Anderson Serafim, da Azul

RIO DE JANEIRO - Esta Abav Expo 2025 é a primeira feira em que a Azul Linhas Aéreas participa com sua equipe devidamente segmentada por unidade de negócio, o que faz parte do processo de reestruturação comercial e também deste novo capítulo de sua história em meio ao processo de Chapter 11.

A previsão da companhia para a saída do processo nos Estados Unidos continua sendo o primeiro trimestre de 2026. Até lá, a ideia é fortalecer a presença em todos os segmentos de negócio, do corporativo ao lazer, além de ampliar a proximidade com todos os canais de venda. Foi o que disse Daniel Bicudo, vice-presidente comercial, e Ricardo Bezerra, gerente sênior comercial da Azul, em entrevista ao Portal PANROTAS nesta Abav Expo 2025.

“Estamos reestruturando a área comercial para aproximar todos os segmentos e todos os canais. O Anderson Serafim assume toda a parte corporativa e consolidação, enquanto o Ricardo Bezerra fica com o lazer, que vem da origem dele, da Azul Viagens, buscando um equilíbrio e uma abordagem mais segmentada”

Daniel Bicudo, vice-presidente comercial da Azul

Segundo Bicudo, a companhia quer reforçar a parceria com operadoras e consolidadores, e não apenas com a Azul Viagens. “Nosso caminho é estar mais perto de todos os canais: consolidador, operadora e agente de viagens. Por isso a Abav é super relevante para nós, porque é o evento do agente de viagens”, diz o executivo.

PANROTAS / Emerson Souza
Daniel Bicudo, vice-presidente comercial da Azul
Daniel Bicudo, vice-presidente comercial da Azul

A propósito, o share entre os canais B2B e B2C da Azul Viagens, segundo ele, “está bem equilibrado”. A estratégia, no entanto, é reforçar também o canal direto, com a integração completa da Azul Viagens ao site voeazul.com.br, que agora oferece todo o portfólio de pacotes e produtos da operadora.

E a confiança dos agentes de viagem se manteve intacta, agora de acordo com Ricardo. “As vendas vêm crescendo mês a mês. O agente faz parte da nossa experiência, porque é ele quem está na ponta, ouvindo o cliente. Nosso NPS está subindo consistentemente, reflexo da operação segura e da melhor experiência entregue.”

O novo modelo comercial segmentado, comentado mais acima, é a base dessa estratégia. “Temos gerentes específicos para lazer, corporativo e consolidador, justamente para ouvir melhor cada parceiro, entender suas dores e adaptar nossa entrega”, completa Bezerra.

Saída do Chapter 11 e foco em eficiência

Guilherme Mion
Azul está cumprindo o cronograma previsto para encerrar o Chapter 11 no primeiro trimestre de 2026
Azul está cumprindo o cronograma previsto para encerrar o Chapter 11 no primeiro trimestre de 2026

Bicudo confirmou que a Azul está cumprindo o cronograma previsto para encerrar o Chapter 11 no primeiro trimestre de 2026. “Estamos dentro do que prometemos aos investidores e aos nossos parceiros. Vamos sair do processo no mesmo período que comunicamos, e com uma Azul mais forte”, garantiu.

A prioridade, segundo o VP, é entregar confiabilidade e qualidade operacional. “Fomos a companhia mais pontual do mundo em julho, agosto e setembro, com índice de 92,1%. O cliente percebe isso, e essa entrega é o que sustenta a confiança no processo de reestruturação", complementou o executivo.

Questionado sobre a perda de participação de mercado frente a Gol e Latam, algo natural de uma reestruturação de malha em meio ao Chapter 11, Bicudo foi direto: “Buscamos uma rentabilidade mais estruturada naquilo em que somos fortes. Também estamos reforçando a internacionalização da marca, com equipe comercial na Europa e nos Estados Unidos", destacou Bicudo.

Alta temporada com foco em lazer e parcerias

PANROTAS / Emerson Souza
Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior da Azul
Ricardo Bezerra, gerente comercial sênior da Azul

Ricardo Bezerra, por sua vez, destacou que a temporada de verão 2025/26 vem com ajustes para garantir maior rentabilidade, mas sem perder a diversidade de destinos. “Reforçamos o lazer com voos diários de Congonhas para Natal, Fortaleza, Maceió, Ilhéus, Jericoacoara e outros destinos. A Azul sempre busca rentabilidade, mas também uma oferta diferente para o mercado”, explica.

Segundo Ricardo, a segmentação comercial permitiu abrir o inventário da Azul também para outras operadoras, além da Azul Viagens. “Hoje, 30% desses voos estão bloqueados para operadoras parceiras, que passam a vender nossos assentos. Isso amplia o alcance e traz novos clientes de todos os canais”, disse ele.

No total, serão 520 mil assentos adicionais dedicados ao lazer na alta temporada. A Azul também reporta 45% de conversão dos voos corporativos para lazer durante o período de férias, reflexo direto do novo modelo comercial. “Já crescemos 40% ano contra ano até setembro, e só nos voos de Congonhas o aumento foi de 22% em relação à temporada anterior”, afirma Bezerra.

Frota diversificada e foco no “Brasil profundo”

Divulgação
Cessna Grand Caravan da Azul Conecta
Cessna Grand Caravan da Azul Conecta

Questionado pelo Portal PANROTAS sobre uma renovação de frota com menos modelos, diminuindo assim o custo operacional, Bicudo descartou qualquer mudança. "Nossa vocação é o Brasil profundo. A diversidade de frota — do Caravan ao A320 — é essencial para entregar o melhor serviço. Não vamos padronizar como nossos concorrentes, porque isso nos permite chegar a lugares onde outros não chegam”, afirma Bicudo.

Hoje, a companhia opera 137 destinos, reforçando sua malha regional a partir dos três principais hubs: Recife, Viracopos e Confins. “A prioridade da Azul é o Brasil. Tudo o que fazemos em termos de adequação de frota é para continuar chegando a qualquer canto do País”, reforça o executivo.

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Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.